3.2.5.20    ANALFABETISMO FUNCIONAL E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS TRABALHISTAS  



Autores: ANGELICA GIOSA, LIVIA GONCALVES NARDONI, MARIANA LAVRATI GUILHERME, MARIANA FARIA, ANGELICA GIOSA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Excelente, parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 12:24:51 horas.




Júlia Lavrati Maldonado

"Excelente apresentação! A pesquisa foi exposta com muita clareza, demonstrando confiança e pleno domínio do assunto. Dessa forma, ficou muito evidente o empenho, o cuidado e o zelo na elaboração desse trabalho. Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 31/10/2025 às 09:10:09 horas.




EDMAR JOSE CHAGAS

"Parabéns pela pesquisa meninas. Excelente apresentação. Quais os impactos do analfabetismo funcional na compreensão e no exercício dos direitos trabalhistas pelos empregados, e como o Estado e os empregadores podem atuar para reduzir essa desigualdade jurídica e social?"

Enviada em 30/10/2025 às 19:56:50 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelas considerações e pergunta. O analfabetismo funcional prejudica a compreensão e o exercício dos direitos trabalhistas, dificultando que os empregados entendam contratos, folhas de pagamento, normas internas e mecanismos de denúncia. Para reduzir essa desigualdade, o Estado e os empregadores podem investir em programas de alfabetização funcional, simplificação da linguagem em documentos laborais, capacitação profissional e apoio de sindicatos e órgãos de fiscalização, garantindo maior efetividade dos direitos e proteção dos trabalhadores."

Respondida em 30/10/2025 às 21:07:38 horas.