3.1.3.11    INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA REDE  MUNICIPAL DE ENSINO DE UMUARAMA: PRÁTICAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES  



Autores: Junia Pedro de Souza, MAYARA ANDRESSA HENRIQUE CORTONEZI, DANIELA ZIOLLI VITO, ODINÉIA DENISE DA ROCHA, JUCELMA TEIXEIRA GOMES PAULO HERRERO, YONARA BIANCA PAULO HERRERA




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Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Prezados, agradecemos pelo envio do trabalho, O tema é pertinente e necessário para a Educação e seus desdobramentos. O Pôster Vídeo possui qualidade de som e imagem, a explicação é clara, coerente, eloquente e concatenada. O resumo foi escrito com linguagem acadêmica, sem deixar de ser compreensível para leigos no assunto. As ideias foram expostas com objetividade e coerências. A formatação cumpre as normas estabelecidas pelo evento. O referencial teórico é clássico o que demonstra o rigor teórico e metodológico na exposição das ideias. Sem mais, reiteramos nossa gratidão pela participação no evento. At.te"

Enviada em 31/10/2025 às 17:17:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Prezado Avaliador, agradecemos imensamente pela avaliação e pelas considerações tão positivas acerca do trabalho. Ficamos satisfeitas em saber que o pôster e o vídeo atenderam às expectativas do evento, mantendo o rigor teórico e a clareza na apresentação das ideias. Foi uma grande satisfação poder contribuir com a discussão sobre o tema e participar deste espaço de troca e aprendizado."

Respondida em 31/10/2025 às 22:01:45 horas.




Júlia Peres Trevizan

"Parabéns pelo trabalho!! Muito bem colocado!!"

Enviada em 31/10/2025 às 17:53:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Julia!"

Respondida em 31/10/2025 às 22:02:20 horas.




Gisele Maria Andrade Caobianco Macagnan

"Muito interessante o tema, parabéns pelo trabalho."

Enviada em 31/10/2025 às 16:49:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Gisele!"

Respondida em 31/10/2025 às 22:02:01 horas.




Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário

"Parabéns pelo excelente trabalho!!!"

Enviada em 31/10/2025 às 16:38:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Emanuelle!"

Respondida em 31/10/2025 às 22:02:36 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"O trabalho demonstra sensibilidade e compromisso ao abordar a inclusão de estudantes com TEA, evidenciando práticas significativas e reflexões que contribuem para o aprimoramento das ações educacionais na rede municipal de ensino umuaramense. Parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 15:34:43 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos pelo reconhecimento Profa. Lucilia. Ficamos felizes que o trabalho tenha evidenciado nosso compromisso com a inclusão e contribuído com reflexões importantes para fortalecer as práticas educacionais na rede municipal de Umuarama. Saiba que você é uma grande referência para nós, autoras deste trabalho, na área da Educação Especial."

Respondida em 31/10/2025 às 15:41:57 horas.




REBECA CRISTINA KERKHOVEN

"Parabéns pela pesquisa e pela profundidade da análise apresentada. O estudo evidencia sensibilidade e rigor ao abordar a inclusão de estudantes com TEA, articulando de forma consistente referenciais teóricos, legislações e a realidade municipal. A clareza com que são descritos os fluxos de atendimento, os serviços disponíveis e os desafios enfrentados demonstra compromisso com a qualificação das práticas educacionais e com o direito à educação inclusiva. Destaca-se, ainda, a relevância da articulação intersetorial e da formação docente contínua como pilares para o avanço das políticas inclusivas. Sua investigação contribui significativamente para o debate sobre inclusão escolar ao evidenciar avanços importantes, como a oferta de serviços especializados, ao mesmo tempo em que aponta lacunas que ainda precisam ser enfrentadas, especialmente no que diz respeito à sistematização de planos individualizados e ao monitoramento das ações implementadas. Nesse sentido, gostaria de dialogar com seu estudo trazendo uma questão reflexiva: Considerando a necessidade de maior sistematização dos planos individualizados e a importância da mediação docente no cotidiano escolar, como você enxerga o papel da formação continuada e da coparticipação entre professor regente, professor do AEE e profissionais da saúde na construção e monitoramento de planos pedagógicos que contemplem o desenvolvimento integral do estudante com TEA? Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e pela contribuição para o fortalecimento de práticas inclusivas na realidade educacional municipal."

Enviada em 31/10/2025 às 11:45:41 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos pelas palavras e pela reflexão Rebeca. Realmente, você está certa, a formação continuada e a coparticipação entre professor regente, AEE e profissionais da saúde são essenciais para construir e acompanhar planos pedagógicos que promovam o desenvolvimento integral do estudante com TEA."

Respondida em 31/10/2025 às 15:43:26 horas.




BARBARA COSSETTIN COSTA BEBER BRUNINI

"Excelente Trabalho!"

Enviada em 31/10/2025 às 08:12:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Barbara !"

Respondida em 31/10/2025 às 15:43:45 horas.




Elaine Tótoli de Oliveira

"Bom dia! Achei interessante a forma como as autoras destacaram com propriedade os desafios e avanços na inclusão de alunos com TEA em no município de Umuarama. É muito bom ver como práticas colaborativas atreladas à formação docente podem transformar o cotidiano escolar em direção à equidade. Parabéns!!!"

Enviada em 30/10/2025 às 10:05:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Elaine!"

Respondida em 31/10/2025 às 07:58:40 horas.




MAYARA ANDRESSA HENRIQUE C MARCELINO

"Bom dia! Sejam todos/as bem-vindos/as! Estamos à disposição."

Enviada em 30/10/2025 às 09:28:25 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia! Sejam todos e todas bem-vindos(as). É uma satisfação podermos compartilhar essa experiência e ficamos à disposição para esclarecimentos."

Respondida em 30/10/2025 às 09:52:13 horas.