"Parabéns pelo excelente trabalho! O trabalho apresenta uma pesquisa profundamente sensível e academicamente consistente sobre a história da educação de surdos em Umuarama. A articulação entre memória, identidade e práticas pedagógicas revela um compromisso genuíno com a valorização da cultura surda e com a promoção da educação bilíngue, reforçando o papel da pesquisa como ferramenta de preservação da memória e de transformação social.
Considerando os resultados parciais e a relevância do resgate histórico realizado, de que forma os achados dessa pesquisa podem contribuir para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inclusivas voltadas à educação de surdos no município de Umuarama e em outras regiões do Paraná ou do Brasil?"
Enviada em 30/10/2025 às 23:57:17 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Prezado Sr. Avaliador, obrigada pelas considerações sobre o nosso trabalho! Respondendo ao seu questionamento, os achados da pesquisa podem contribuir para políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas de diversas formas, entre elas: 1) Evidenciar a importância da educação bilíngue (Libras como L1 e português como L2). 2) Mostrar a evolução dos métodos de ensino e seus impactos na aprendizagem dos surdos. 3) Valorizar o protagonismo da comunidade surda na construção de sua identidade educacional. Isso pode ser aplicado em qualquer região do Brasil, considerando as realidades locais."
Respondida em 31/10/2025 às 10:23:23 horas.