3.1.3.5    EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMUARAMA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE MEMÓRIAS, TEORIAS E PRÁTICAS  



Autores: Elaine Tótoli de Oliveira, EMANUELLE TÓTOLI DE OLIVEIRA CEZÁRIO, BETHÂNIA VERNASCHI DE OLIVEIRA, MARESSA FERNANDES MASSIONI TÓTOLI, MAYARA ANDRESSA HENRIQUE CORTONEZI MARCELINO , LUCILIA VERNASCHI DE OLIVEIRA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo excelente trabalho! O trabalho apresenta uma pesquisa profundamente sensível e academicamente consistente sobre a história da educação de surdos em Umuarama. A articulação entre memória, identidade e práticas pedagógicas revela um compromisso genuíno com a valorização da cultura surda e com a promoção da educação bilíngue, reforçando o papel da pesquisa como ferramenta de preservação da memória e de transformação social. Considerando os resultados parciais e a relevância do resgate histórico realizado, de que forma os achados dessa pesquisa podem contribuir para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inclusivas voltadas à educação de surdos no município de Umuarama e em outras regiões do Paraná ou do Brasil?"

Enviada em 30/10/2025 às 23:57:17 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Prezado Sr. Avaliador, obrigada pelas considerações sobre o nosso trabalho! Respondendo ao seu questionamento, os achados da pesquisa podem contribuir para políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas de diversas formas, entre elas: 1) Evidenciar a importância da educação bilíngue (Libras como L1 e português como L2). 2) Mostrar a evolução dos métodos de ensino e seus impactos na aprendizagem dos surdos. 3) Valorizar o protagonismo da comunidade surda na construção de sua identidade educacional. Isso pode ser aplicado em qualquer região do Brasil, considerando as realidades locais."

Respondida em 31/10/2025 às 10:23:23 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"Parabéns pela pesquisa e pelo trabalho que você realiza, Elaine, em prol do ensino e da disseminação da Libras no processo de inclusão linguística de pessoas surdas."

Enviada em 31/10/2025 às 15:30:16 horas.




Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário

"Pesquisa importante para a nossa região, nada melhor do que conhecer a história do nosso povo e da nossa comunidade surda. Parabéns às pesquisadoras!"

Enviada em 31/10/2025 às 15:02:37 horas.




Junia Pedro de Souza

"Que trabalho incrível ! Imagino o trabalho que foi fazer o levantamento de todos os dados, em especial cada entrevista."

Enviada em 31/10/2025 às 08:04:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sim Junia, foi aproximadamente um ano de dedicação ao projeto, indo a campo, levantando dados documentais, as entrevistas, mas foi uma experiência gratificante e repleta de aprendizado para todas nós". Obrigada!""

Respondida em 31/10/2025 às 10:20:42 horas.




MARCIA CRISTINA DADALTO PASCUTTI

"Parabéns pelo excelente trabalho."

Enviada em 30/10/2025 às 20:54:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, professora Marcia!!! "

Respondida em 31/10/2025 às 10:18:38 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"A pesquisa, professora Elaine e demais pesquisadores, destaca-se pela sensibilidade e profundidade com que articula as vivências educativas históricas da comunidade surda umuaramense aos fundamentos teórico-metodológicos, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e bilíngue."

Enviada em 30/10/2025 às 16:08:52 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelas considerações, Lucilia!"

Respondida em 31/10/2025 às 10:24:09 horas.




Maressa Fernandes Massioni Tótoli

"Olá, sejam bem-vindos/as!! Desejamos um ótimo evento e estamos à disposição."

Enviada em 30/10/2025 às 10:04:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Maressa! "

Respondida em 30/10/2025 às 10:10:46 horas.




MAYARA ANDRESSA HENRIQUE C MARCELINO

"Bom dia! Sejam todos e todas bem-vindos(as). É uma satisfação podermos compartilhar essa experiência e ficamos à disposição para esclarecimentos."

Enviada em 30/10/2025 às 09:38:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Mayara!"

Respondida em 30/10/2025 às 10:11:11 horas.