3.1.3.4    TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL  



Autores: Elaine Tótoli de Oliveira, EMANUELLE TÓTOLI DE OLIVEIRA CEZÁRIO, BETHÂNIA VERNASCHI DE OLIVEIRA, LUCILIA VERNASCHI DE OLIVEIRA, MARESSA FERNANDES MASSIONI TÓTOLI, MAYARA ANDRESSA HENRIQUE CORTONEZI MARCELINO




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Existe alguma perspectiva do uso de modelos de linguagem generativa (IA) para facilitar ou potencializar o aprendizado?"

Enviada em 27/10/2025 às 12:48:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Prezado Avaliador, sim, há perspectivas muito promissoras para o uso de modelos de IA na educação de surdos, especialmente no fortalecimento da acessibilidade e da personalização do ensino usando modelos como os Large Language Models (LLMs), ou Modelos de Linguagem de Grande Escala, que são sistemas de inteligência artificial treinados com enormes volumes de texto para compreender, gerar e interagir com a linguagem humana de forma natural e contextualizada que podem ser utilizados para: - Gerar conteúdos adaptados às necessidades linguísticas dos estudantes surdos, como textos simplificados, resumos visuais e explicações acessíveis; - Apoiar a tradução automática para Libras, por meio de integração com avatares ou ferramentas de interpretação em tempo real; - Criar assistentes educacionais interativos, que respondem a perguntas por texto ou vídeo, promovendo maior autonomia no processo de aprendizagem; - Apoiar professores na elaboração de materiais inclusivos e na adaptação de atividades pedagógicas com base nas necessidades específicas dos alunos surdos. Essas aplicações estão alinhadas aos princípios de uma educação inclusiva e sustentável, pois ampliam o acesso ao conhecimento, respeitam a diversidade linguística e cultural da comunidade surda e promovem equidade no ambiente educacional."

Respondida em 30/10/2025 às 08:22:53 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"Parabéns pela pesquisa e pelo trabalho que você realiza, Elaine, em prol do ensino e da disseminação da Libras no processo de inclusão linguística de pessoas surdas."

Enviada em 31/10/2025 às 15:28:29 horas.




Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário

"Que as TDICs possam, a cada dia, contribuir ainda mais com a comunidade surda em seus desafios educacionais e sustentáveis. Orgulho em fazer parte deste estudo!"

Enviada em 31/10/2025 às 14:58:39 horas.




Júlia Peres Trevizan

"Parabéns pelo trabalho, muito importante esse tema!!"

Enviada em 31/10/2025 às 14:48:43 horas.




DIEGO MARLON SANTOS

"O trabalho apresenta elevado rigor acadêmico e grande relevância social, articulando de maneira consistente as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com a educação inclusiva de surdos e os princípios de sustentabilidade educacional. A pesquisa demonstra maturidade teórica, clareza metodológica e uma reflexão crítica que contribui de forma significativa para o debate contemporâneo sobre acessibilidade, inovação e equidade na educação."

Enviada em 31/10/2025 às 08:47:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Diego!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:53:40 horas.




Junia Pedro de Souza

"Imprescindível o uso das TDICs na educação dos surdos! Parabéns pelo trabalho."

Enviada em 31/10/2025 às 08:03:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sim, Junia. Obrigada!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:54:42 horas.




MARCIA CRISTINA DADALTO PASCUTTI

"Parabéns pelo excelente trabalho!"

Enviada em 30/10/2025 às 20:53:48 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Marcia!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:59:48 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"A pesquisa evidencia o compromisso com a inclusão e o uso ético-pedagógico das tecnologias digitais, promovendo a equidade educacional entre estudantes surdos."

Enviada em 30/10/2025 às 15:57:37 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Lucilia!"

Respondida em 31/10/2025 às 10:00:33 horas.




Maressa Fernandes Massioni Tótoli

"Olá, sejam bem-vindos/as!! Desejamos um ótimo evento e estamos à disposição."

Enviada em 30/10/2025 às 10:02:25 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Maressa!"

Respondida em 30/10/2025 às 10:12:55 horas.




MAYARA ANDRESSA HENRIQUE C MARCELINO

"Bom dia! Sejam todos e todas bem-vindos(as). É uma satisfação podermos compartilhar essa experiência e ficamos à disposição para esclarecimentos."

Enviada em 30/10/2025 às 09:37:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Mayara!"

Respondida em 30/10/2025 às 10:13:15 horas.