"Existe alguma perspectiva do uso de modelos de linguagem generativa (IA) para facilitar ou potencializar o aprendizado?"
Enviada em 27/10/2025 às 12:48:47 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Prezado Avaliador,
sim, há perspectivas muito promissoras para o uso de modelos de IA na educação de surdos, especialmente no fortalecimento da acessibilidade e da personalização do ensino usando modelos como os Large Language Models (LLMs), ou Modelos de Linguagem de Grande Escala, que são sistemas de inteligência artificial treinados com enormes volumes de texto para compreender, gerar e interagir com a linguagem humana de forma natural e contextualizada que podem ser utilizados para:
- Gerar conteúdos adaptados às necessidades linguísticas dos estudantes surdos, como textos simplificados, resumos visuais e explicações acessíveis;
- Apoiar a tradução automática para Libras, por meio de integração com avatares ou ferramentas de interpretação em tempo real;
- Criar assistentes educacionais interativos, que respondem a perguntas por texto ou vídeo, promovendo maior autonomia no processo de aprendizagem;
- Apoiar professores na elaboração de materiais inclusivos e na adaptação de atividades pedagógicas com base nas necessidades específicas dos alunos surdos.
Essas aplicações estão alinhadas aos princípios de uma educação inclusiva e sustentável, pois ampliam o acesso ao conhecimento, respeitam a diversidade linguística e cultural da comunidade surda e promovem equidade no ambiente educacional."
Respondida em 30/10/2025 às 08:22:53 horas.