3.1.3.3    MODELIZAÇÃO DIDÁTICA DO DNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NO ENSINO MÉDIO  



Autores: Davi Santos Rocha, LUCAS BELICE SANTANA, MYLLENA FERREIRA DOS SANTOS, GABRIEL SILVA AMARAL, JAQUELINE FERNANDES MEIER DE ALMEIDA, FERNANDA APARECIDA PIRES FAZION




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Muito interessante seu trabalho, mas não foi possível visualizar os slides. Em uma próxima apresentação você poderia gravar a apresentação com vídeo ao lado."

Enviada em 31/10/2025 às 16:32:36 horas.




MARCIA CRISTINA DADALTO PASCUTTI

"Parabéns pelo excelente trabalho!"

Enviada em 30/10/2025 às 20:51:53 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado, professora!"

Respondida em 31/10/2025 às 07:44:12 horas.




DIEGO MARLON SANTOS

"Comentário e Feedback sobre o resumo – “Modelização didática do DNA: relato de experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Ensino Médio” O trabalho apresenta uma proposta pedagógica criativa e bem fundamentada, que alia ludicidade, experimentação e metodologias ativas ao ensino de Biologia. A estrutura do resumo é clara e organizada, contemplando as seções essenciais — introdução, relato de caso, discussão e conclusão — com coerência e fluidez textual. Destaca-se a relevância da experiência relatada, pois ela demonstra de forma concreta como o PIBID pode contribuir para o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK), articulando teoria e prática de maneira efetiva na formação docente. O relato da atividade de modelização do DNA é bem descrito, revelando não apenas a execução técnica, mas também a dimensão pedagógica do processo, ao promover a compreensão visual e conceitual de um tema considerado abstrato pelos estudantes. A escolha de materiais acessíveis (como jujubas e balas) reforça o caráter inclusivo e criativo da proposta, aproximando o conteúdo científico da realidade do aluno e tornando o aprendizado mais significativo. A discussão teórica é consistente e embasada em referências atuais e pertinentes, como Diesel, Baldez e Martins (2017) e Piffero et al. (2020), o que demonstra uma boa articulação entre a prática vivenciada e os fundamentos das metodologias ativas. Além disso, o texto evidencia sensibilidade ao reconhecer os desafios do ensino de Biologia e a importância da inovação didática para superá-los. Como sugestão de aprimoramento, seria interessante incluir avaliações qualitativas dos estudantes sobre a atividade (percepções, dificuldades e aprendizados), o que fortaleceria o caráter reflexivo do relato. Também se poderia mencionar como o uso dessa metodologia contribuiu para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC para o Ensino Médio, ampliando o diálogo entre a prática e os documentos curriculares. De modo geral, o trabalho se destaca pela pertinência pedagógica, clareza metodológica e contribuição formativa para o campo da Educação em Ciências, servindo como um exemplo inspirador de inovação didática e integração entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores."

Enviada em 30/10/2025 às 16:45:17 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá! Agradeço demais pelo comentário e pelo feedback acerca de nosso trabalho. Seus apontamentos são extremamente pertinentes e com certeza serão acrescidos posteriormente ao presente trabalho, e em outros, para posterior publicação. Aqui, para o presente evento, alguns trechos foram removidos essencialmente em função da limitação de tamanho. Muito obrigado!"

Respondida em 31/10/2025 às 07:48:55 horas.