"O trabalho está muito bem estruturado e relevante, unindo com clareza aspectos técnicos, pedagógicos e sustentáveis. A proposta de reaproveitar um motor inoperante para fins didáticos é criativa, prática e alinhada às diretrizes modernas de ensino de engenharia, que valorizam o aprendizado ativo e a consciência ambiental. O texto demonstra domínio técnico na descrição dos processos de diagnóstico, retífica e montagem, além de apresentar resultados concretos e comparativos que reforçam a viabilidade econômica do projeto. Trata-se de uma iniciativa exemplar pela aplicabilidade e impacto educacional, que evidencia o compromisso com a formação prática dos futuros engenheiros.
Como ponto leve de aprimoramento, poderia haver uma descrição mais detalhada dos instrumentos de medição e ensaio utilizados na bancada, o que agregaria valor técnico e permitiria maior replicabilidade do projeto. Ainda assim, o trabalho se destaca pela qualidade, clareza e contribuição pedagógica, sendo uma excelente integração entre sustentabilidade, inovação e ensino prático."
Enviada em 21/10/2025 às 15:50:01 horas.