"Parabenizo a apresentadora pela participação no evento.
Seguem alguns questionamentos:
- Quais fatores físico-químicos podem afetar a estabilidade e a atividade larvicida do alfa-pineno em condições laboratoriais e ambientais?
- Como o uso do alfa-pineno como agente larvicida pode contribuir para o controle sustentável de vetores e a redução da resistência a inseticidas?"
Enviada em 30/10/2025 às 20:07:58 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradeço o avaliador pelos questionamentos :)
A temperatura acelera a evaporação e pode promover a degradação do alfa-pineno.
Por ser um monoterpeno com alta volatilidade ele evapora facilmente em temperatura ambiente, essa característica pode reduzir a concentração do composto no meio aquoso, diminuindo sua eficácia larvicida com o tempo.
O uso do alfa-pineno como agente larvicida representa uma estratégia inovadora e ecologicamente sustentável no controle do Aedes aegypti, sua aplicação pode contribuir na redução do impacto ambiental por sua origem natural, biodegradabilidade e baixa toxicidade, o que representa uma estratégia alinhada à sustentabilidade e à redução do impacto ambiental causado pelos inseticidas sintéticos.
Por isso a necessidade de estudos complementares sobre estabilidade, formulação, toxicidade em mamíferos e testes de campo ainda se fazem necessários antes de sua ampla aplicação.
"
Respondida em 31/10/2025 às 17:00:39 horas.