3.1.3.14    DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA): SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ORTOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM  



Autores: Lucilia Vernaschi de Oliveira, MAYARA ANDRESSA HENRIQUE CORTONEZI, SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, BETHÂNIA VERNASCHI DE OLIVEIRA, JAIR GARCIA DOS SANTOS, MARIA VITÓRIA CARVALHO ROSSA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo trabalho realizado! É de suma importância discutir esta temática no contexto educacional!"

Enviada em 30/10/2025 às 23:12:35 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos pelo reconhecimento! Consideramos essencial ampliar o debate sobre essa temática, fortalecendo práticas educativas mais inclusivas e equânimes no contexto escolar."

Respondida em 31/10/2025 às 15:10:05 horas.




Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário

"Parabéns pelo excelente trabalho!!!"

Enviada em 31/10/2025 às 16:37:46 horas.




REBECA CRISTINA KERKHOVEN

"Parabenizo as autoras pela proposta extremamente pertinente e inovadora. O trabalho evidencia uma compreensão profunda do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na prática pedagógica, especialmente no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A sequência didática apresentada demonstra sensibilidade à diversidade dos estilos e ritmos de aprendizagem, articulando teoria e prática com criatividade, ludicidade e intencionalidade pedagógica. A utilização de recursos variados — como o tabuleiro ortográfico, o minidicionário digital e o podcast — não apenas ilustra a flexibilidade curricular proposta pelo DUA, como também promove protagonismo estudantil, engajamento ativo e ampliação do repertório linguístico, aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa. É notável observar como o trabalho dialoga com autores de referência e evidencia resultados concretos, reforçando a centralidade do planejamento pedagógico inclusivo. Nesse sentido, gostaria de contribuir com uma reflexão: Considerando os avanços observados na experiência com o DUA dentro do AEE, como vocês avaliam a possibilidade e os desafios de expandir essa estratégia para o contexto da sala de aula regular, de modo a favorecer uma cultura institucional de planejamento universal e inclusão desde o ensino comum? Parabéns pela pesquisa e pela contribuição para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas e equitativas no âmbito escolar. Certamente, o estudo inspira caminhos promissores para o ensino de ortografia e para o desenvolvimento da aprendizagem de forma acessível e significativa para todos os estudantes."

Enviada em 31/10/2025 às 11:49:19 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos imensamente, Barbara, pelos elogios e pela análise sensível e criteriosa do trabalho. Ficamos muito satisfeitas em saber que a proposta foi reconhecida como uma contribuição significativa para o ensino inclusivo. Quanto ao questionamento, entendemos que o DUA é não apenas possível, mas necessário no ensino comum, justamente por sua natureza universal, que propõe o planejamento para todos desde o início, respeitando a diversidade como princípio e não como exceção. Assim, sua adoção favorece uma cultura escolar mais equitativa, acessível e acolhedora."

Respondida em 31/10/2025 às 15:16:38 horas.




Junia Pedro de Souza

"Parabéns pelo trabalho, como professora de SRM sei o quanto é importante o DUA no processo de ensino e aprendizagem para os estudantes com dificuldades de aprendizagem ou neurodivergentes."

Enviada em 31/10/2025 às 08:06:45 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Junia, agradecemos muito pelo reconhecimento e pela partilha de sua experiência como professora de SRM. Concordamos plenamente que o DUA é fundamental para promover a aprendizagem significativa de estudantes com diferentes perfis e estilos de aprendizagem, favorecendo a participação, a autonomia e o sucesso escolar de todos/as."

Respondida em 31/10/2025 às 15:20:48 horas.




MARCIA CRISTINA DADALTO PASCUTTI

"Parabéns pelo excelente trabalho!"

Enviada em 30/10/2025 às 20:51:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, Marcia! Abraço!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:21:27 horas.




Elaine Tótoli de Oliveira

"Bom dia! Adorei a proposta! A sequência didática baseada no DUA mostra como é possível tornar o ensino de ortografia mais acessível e atrativo para estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem. Iniciativas como essa fortalecem a inclusão e inspiram práticas mais empáticas e eficazes na sala de aula. Parabéns!!!"

Enviada em 30/10/2025 às 09:58:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Isso mesmo, Elaine! A pesquisa é importante por aplicar os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), garantindo acessibilidade e equidade no ensino da ortografia a estudantes com dificuldades específicas de aprendizagem."

Respondida em 30/10/2025 às 15:49:00 horas.




MAYARA ANDRESSA HENRIQUE C MARCELINO

"Bom dia! Sejam todos e todas bem-vindos(as). É uma satisfação podermos compartilhar essa experiência e ficamos à disposição para esclarecimentos."

Enviada em 30/10/2025 às 09:37:13 horas.