"Parabenizo as autoras pela proposta extremamente pertinente e inovadora. O trabalho evidencia uma compreensão profunda do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e sua aplicação na prática pedagógica, especialmente no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A sequência didática apresentada demonstra sensibilidade à diversidade dos estilos e ritmos de aprendizagem, articulando teoria e prática com criatividade, ludicidade e intencionalidade pedagógica.
A utilização de recursos variados — como o tabuleiro ortográfico, o minidicionário digital e o podcast — não apenas ilustra a flexibilidade curricular proposta pelo DUA, como também promove protagonismo estudantil, engajamento ativo e ampliação do repertório linguístico, aspectos fundamentais para uma aprendizagem significativa. É notável observar como o trabalho dialoga com autores de referência e evidencia resultados concretos, reforçando a centralidade do planejamento pedagógico inclusivo.
Nesse sentido, gostaria de contribuir com uma reflexão:
Considerando os avanços observados na experiência com o DUA dentro do AEE, como vocês avaliam a possibilidade e os desafios de expandir essa estratégia para o contexto da sala de aula regular, de modo a favorecer uma cultura institucional de planejamento universal e inclusão desde o ensino comum?
Parabéns pela pesquisa e pela contribuição para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas e equitativas no âmbito escolar. Certamente, o estudo inspira caminhos promissores para o ensino de ortografia e para o desenvolvimento da aprendizagem de forma acessível e significativa para todos os estudantes."
Enviada em 31/10/2025 às 11:49:19 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradecemos imensamente, Barbara, pelos elogios e pela análise sensível e criteriosa do trabalho. Ficamos muito satisfeitas em saber que a proposta foi reconhecida como uma contribuição significativa para o ensino inclusivo. Quanto ao questionamento, entendemos que o DUA é não apenas possível, mas necessário no ensino comum, justamente por sua natureza universal, que propõe o planejamento para todos desde o início, respeitando a diversidade como princípio e não como exceção. Assim, sua adoção favorece uma cultura escolar mais equitativa, acessível e acolhedora."
Respondida em 31/10/2025 às 15:16:38 horas.