"A inclusão educacional de crianças neurodivergentes destaca a implantação de salas sensoriais como estratégia para promover o bem-estar, a regulação emocional e o aprendizado nas escolas. Desenvolvido no contexto de Marechal Cândido Rondon – PR, o trabalho tem como objetivo elaborar um projeto arquitetônico inclusivo, fundamentado em aspectos arquitetônicos, pedagógicos e econômicos.
muito bom o trabalho, a arquitetura aliada à neurociência e ao design sensorial é essencial para criar ambientes escolares acessíveis e inclusivos, reforçando que o espaço físico pode atuar como ferramenta pedagógica e de equidade social.
Pontos positivos:
eu apontaria ser um tema relevante tratando da inclusão de crianças neurodivergentes, um dos maiores desafios da educação.
*Aborda a neurociência e pedagogia, mostrando a importância do espaço físico no aprendizado.
*Propõe a criação de um projeto arquitetônico modelo para o município, com potencial de uso real.
R*econhece as deficiências de infraestrutura escolar e aponta caminhos viáveis para melhoria.
*Como pontos negativos: diria que a falta de detalhamento técnico do projeto final: o resumo não apresenta informações específicas sobre o modelo proposto.
*Carência de dados quantitativos: não há medições ou resultados numéricos que comprovem a eficácia das soluções analisadas.
*Limitado: o foco em um único município restringe a generalização dos resultados para outros contextos.
*Pouca discussão sobre custos e manutenção"
Enviada em 31/10/2025 às 15:01:45 horas.