"O trabalho apresenta uma abordagem técnica sólida e bem estruturada, destacando a relevância socioeconômica e operacional do trecho analisado da PR-180. A inspeção visual e levantamento do fluxo viário, oferece um diagnóstico consistente das manifestações patológicas presentes (ótima abordagem), demonstrando domínio. A Bibliografia é bem fundamentada na literatura, relacionando as falhas observadas a fatores (como sobrecarga veicular, falhas construtivas e ausência de manutenção preventiva) , o que reforça a pertinência e o rigor do estudo. Além disso, a conclusão apresenta recomendações claras, que podem orientar ações de conservação e garantir maior segurança e eficiência do pavimento.
Como ponto de reflexão, o estudo poderia ser enriquecido com uma análise mais detalhada das causas específicas de cada tipo de manifestação patológica e a quantificação do impacto do tráfego pesado na degradação do pavimento. Seria interessante questionar, por exemplo, se certas falhas são resultado de falhas no projeto original, na execução ou apenas do desgaste natural, e também investigar se existem condições ambientais ou geotécnicas locais que podem acelerar a deterioração do pavimento, como solos inadequados ou drenagem insuficiente. Esses questionamentos poderiam ampliar a aplicabilidade das recomendações e fornecer subsídios mais robustos para futuras intervenções. ( Considero um bom tema para uma pós ou um mestrado)."
Enviada em 21/10/2025 às 15:59:53 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradeço pelos comentários e pela análise do trabalho. Concordo com as observações, esses pontos realmente podem enriquecer a pesquisa e servir de base para futuras investigações, inclusive em nível de pós-graduação."
Respondida em 30/10/2025 às 09:45:46 horas.