"O estudo investiga como os conceitos de biomimética e biofilia podem ser aplicados à arquitetura escolar inclusiva, especialmente para crianças neurodivergentes. As duas abordagens, baseadas na integração entre natureza e ambiente construído, visam promover bem-estar, conforto sensorial e inclusão social. A pesquisa destaca que elementos naturais e soluções sustentáveis — como ventilação passiva, iluminação natural e materiais de baixo impacto — podem favorecer o desenvolvimento e a interação das crianças.
Em resumo a arquitetura inspirada na natureza tem o potencial de criar espaços educacionais mais humanos, acessíveis e conectados, reforçando a importância de ampliar pesquisas sobre design inclusivo e sustentável na educação."
Enviada em 31/10/2025 às 14:51:36 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradecemos a atenção ao conteúdo que buscamos compartilhar por meio de nossa pesquisa. Acreditamos que a análise da arquitetura biofílica e da arquitetura biomimética pelo olhar educacional se torna muito importante, principalmente voltado ao desenvolvimento de crianças neurodivergentes. Novamente, obrigada pela avaliação."
Respondida em 31/10/2025 às 15:33:49 horas.