3.2.5.28    DEEPFAKE: EXPLORANDO OS PERIGOS OCULTOS NO AMBIENTE ESCOLAR  



Autores: BEATRIZ MINGOTTI SCARPELLI MUNIZ LIMA, RIQUIEL GARCIA DIAS




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"O trabalho apresenta excelente clareza na exposição e relevância social ao abordar um tema atual e sensível, unindo tecnologia e direitos humanos. Destaca-se a boa fundamentação teórica e a preocupação com a dignidade da pessoa humana no ambiente escolar. Seria interessante aprofundar, em futuras pesquisas, de que forma as políticas públicas e as escolas podem aplicar, na prática, medidas eficazes de prevenção e enfrentamento do uso de deepfakes entre estudantes."

Enviada em 30/10/2025 às 23:44:54 horas.




ANGELICA GIOSA

"Parabéns pelo trabalho. Quais são os riscos e desafios jurídicos e éticos trazidos pela disseminação de conteúdos "deepfake" no ambiente escolar?"

Enviada em 31/10/2025 às 08:10:27 horas.




INGRID REGINA LIMA DIAS

"Excelente trabalho! O tema é atual e de grande relevância, abordando com sensibilidade os riscos das deepfakes no ambiente escolar . Uma contribuição significativa para o debate sobre segurança e cidadania na era digital."

Enviada em 30/10/2025 às 14:18:34 horas.




ARTHUR DONEDA MENEGUETI

"Parabéns, Beatriz! Seu trabalho ficou incrível e aborda um tema atualíssimo e de extrema relevância social com uma profundidade admirável. A forma como você relaciona as deepfakes ao ambiente escolar e à violação da dignidade da pessoa humana é muito sensível e necessária, especialmente diante do avanço da inteligência artificial e dos novos riscos digitais que afetam crianças e adolescentes. Gostei muito da clareza com que você articula a questão jurídica com a dimensão ética e educacional, demonstrando consciência crítica e compromisso com a proteção dos direitos fundamentais. Um estudo que une tecnologia, direito e humanidade de forma brilhante! Excelente contribuição para o debate contemporâneo! Parabéns!"

Enviada em 30/10/2025 às 10:53:12 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo retorno tão generoso e atencioso! Fico muito feliz em saber que o trabalho conseguiu transmitir essa reflexão sobre os impactos das deepfakes no ambiente escolar e na proteção da dignidade de crianças e adolescentes. Minha intenção foi justamente unir a perspectiva jurídica com a dimensão humana e social, e saber que essa proposta foi percebida e valorizada é extremamente gratificante. Agradeço de coração pelo reconhecimento e pelas palavras tão motivadoras!"

Respondida em 30/10/2025 às 13:42:45 horas.




NICOLE FERREIRA DE SOUSA

"Parabéns pela escolha do tema! “Deepfake: explorando os perigos ocultos no ambiente escolar” é extremamente atual e relevante. A tecnologia, quando usada de forma irresponsável, pode gerar graves consequências à imagem, à privacidade e à integridade emocional de estudantes. Discutir esse assunto é essencial para promover a conscientização, a responsabilidade digital e a construção de um ambiente escolar mais seguro e ético."

Enviada em 30/10/2025 às 10:41:34 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo comentário tão atencioso e encorajador! Fico muito feliz em saber que a escolha do tema chamou sua atenção e foi reconhecida como relevante. A intenção do trabalho foi justamente provocar reflexão sobre o uso responsável da tecnologia e a importância de proteger a integridade e a dignidade dos estudantes no ambiente escolar. Agradeço de coração pelo reconhecimento e pelas palavras de incentivo, elas tornam essa pesquisa ainda mais significativa! "

Respondida em 30/10/2025 às 13:43:54 horas.




DAISY ALBUQUERQUE ESTELLAI

"Tema de muita relevância atualmente, pois o uso de deepfakes no ambiente escolar expõe riscos sérios à integridade e à reputação dos alunos, exigindo educação digital e políticas de prevenção eficazes. Parabéns pela escolha."

Enviada em 30/10/2025 às 10:31:16 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo reconhecimento e pelas palavras tão atenciosas! Fico muito feliz em saber que o tema foi percebido como relevante e necessário. A discussão sobre deepfakes no ambiente escolar realmente demanda atenção e ações preventivas, e é muito gratificante ver essa preocupação compartilhada. Agradeço de coração pelo incentivo e pela valorização da pesquisa!"

Respondida em 30/10/2025 às 13:44:59 horas.




PAULA PATRICIA DE LIMA

"Parabéns pela escolha de abordar "Deepfake: Explorando os Perigos Ocultos no Ambiente Escolar". É fundamental investigar como essa tecnologia impacta a segurança, a ética e a formação dos estudantes, trazendo à tona desafios regulatórios e educacionais importantes."

Enviada em 30/10/2025 às 08:11:42 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo comentário tão cuidadoso e significativo! Fico muito feliz em saber que a escolha do tema foi reconhecida como relevante. De fato, compreender os impactos das deepfakes no ambiente escolar é essencial para pensar não apenas em medidas regulatórias, mas também em ações educativas que fortaleçam a ética, a segurança e a formação crítica dos estudantes. Agradeço sinceramente pelas palavras de incentivo e pelo reconhecimento da importância do debate!"

Respondida em 30/10/2025 às 13:46:25 horas.