2.1.10.17    IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, LINGUAGEM E HABILIDADES SOCIAIS DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR  



Autores: LETÍCIA OLIVEIRA DE QUEVEDO, GABRYELE BORRI PEREIRA, ANA LUÍZA FERMIANO MORETTO, MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA VACCARI, ISABELY NOGUEIRA FRANCELINO, KELSON RUDY FERRARINI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo trabalho! Tema bastante necessário e sensível. Apresentação belíssima, bem ilustrada e ótima dicção. Seguem algumas considerações: 1) Sua produção se enquadra como revisão de literatura e, nesse caso, sugiro mencionar qual foi a metodologia empregada na busca dos artigos incluídos. Ainda nesse contexto, o objetivo promete a "análise de quatro estudos selecionados", mas que, sem apresentar a metodologia de pesquisa, critérios de inclusão e/ou exclusão, pode levar o leitor a acreditar que esses artigos foram escolhidos arbitrariamente entre os demais encontrados acerca do tema, o que configuraria uma falha metodológica grave em revisão de literatura. 2) As referências empregadas são relevantes e atuais, porém, é importante que não se repitam tanto ao longo do texto, pois isso confunde o leitor acerca das informações sustentadas por cada estudo e podem transmitir a sensação de aplicação limitada de conceitos. Mesmo que sua busca tenha gerado somente quatro artigos para integrar a revisão, estes, sustentam o objetivo principal do trabalho. Mas você pode e deve utilizar outras fontes para buscar informações complementares aos conceitos trazidos por esses estudos. Um exemplo, seria trazer uma referência que explique a plasticidade cerebral. 3) Título, introdução e objetivos direcionam a revisão a impactos comportamentais e sociais decorrentes do isolamento gerado pela COVID-19, no entanto, desenvolvimento e conclusão se baseiam em impactos biológicos diretos da infecção pela doença. É necessário fazer a distinção entre esses conceitos, pois, mesmo apresentando características bastante semelhantes, e que parecem se complementar, não apresentam relação direta e não devem ser comparados. A mistura de objetivos de avaliação tão distintos pode ser um reflexo da falta de delimitação na busca metodológica e compromete a profundidade da análise. 4) As intervenções terapêuticas sugeridas na conclusão devem ser mais claras e objetivas, pois apesar de serem passiveis de compreensão a partir da leitura total do resumo, não se relacionam com os resultados dos estudos citados na forma genérica como foram mencionadas. Recomendo que essas intervenções, sejam melhor discutidas no desenvolvimento, e que a conclusão se limite a sintetizar os principais achados da sua revisão e suas implicações práticas."

Enviada em 31/10/2025 às 12:01:50 horas.




Camila Pamela Gimenes

"Muito bom o trabalho, parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 11:52:20 horas.




JHULLIE MUNIZ RODRIGUES

"Ótimo trabalho, parabéns!"

Enviada em 30/10/2025 às 16:29:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!!"

Respondida em 30/10/2025 às 22:37:46 horas.




RICARDO ENRIQUE GIMENES DA SILVA

"Parabéns, trabalho incrível!"

Enviada em 30/10/2025 às 08:17:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!!"

Respondida em 30/10/2025 às 22:37:41 horas.