"Parabéns pelo trabalho, tema muito relevante. Gostaria de entender um pouco mais sobre como a ingestão atenta dos alimentos torna possível termos um microbioma intestinal mais diversificado. Isso se dá pelas escolhas alimentares mais conscientes? Obrigada!"
Enviada em 30/10/2025 às 16:03:59 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"É uma combinação sinérgica de dois fatores principais: a melhora do ambiente fisiológico para a digestão e a promoção de escolhas alimentares que nutrem a diversidade microbiana. O mindful eating impacta o microbioma não está só na escolha do alimento em si, mas no como o alimento é consumido. A vasta comunidade de microrganismos que habita o trato gastrointestinal, é sensível ao estado fisiológico do hospedeiro. O estresse crônico, característico de um estilo de vida apressado e de refeições consumidas em trânsito ou sob pressão, ativa o sistema nervoso simpático (SNS), a divisão de "luta ou fuga" do SNA. Essa ativação tem consequências diretas para o ambiente intestinal como Redução do Fluxo Sanguíneo Digestivo, Diminuição da Motilidade e Secreções, Aumento da Permeabilidade Intestinal.
E claro, o mindful eating encoraja uma maior sintonia com os sinais internos de fome, saciedade e, mais importante, com a resposta pós-prandial do corpo aos alimentos. Essa consciência aprimorada frequentemente leva a uma inclinação natural por alimentos que promovem o bem-estar duradouro, em detrimento de escolhas impulsivas e ricas em processados, gorduras saturadas e açúcares refinados, que são conhecidas por reduzir a diversidade microbiana.
Recomendo a leitura dos artigos a seguir para saber mais:
Cherpak, C. E. (2019). Mindful Eating: A Review Of How The Stress-Digestion-Mindfulness Triad May Modulate And Improve Gastrointestinal And Digestive Function. Integrative Medicine: A Clinician's Journal
Link - https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32549835/
Singh, R. K., et al. (2017). Influence of diet on the gut microbiome and implications for human health. Journal of Translational Medicine,
Link - https://translational-medicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12967-017-1175-y"
Respondida em 31/10/2025 às 09:06:12 horas.