"Parabéns Karine pelo trabalho. O tema é muito importante, pois ainda existe a violação velada em relação a violência doméstica contra a mulher. Muito bom seu destaca ao histórico sobre a construção da lei Maria da Penha, pois demonstra a violência em diversos níveis sociais.
Sendo assim, eu pergunto a omissão do Poder Legislativo em criar leis de proteção que efetive direitos fundamentais tem sido um problema para tutela das minorias?
Como mudar a cultura de violência contra a mulher?
Como fortalecer redes de proteção à mulheres violentadas?
Desde já a parabenizo pelo excelente trabalho e aguardo suas respostas"
Enviada em 25/10/2024 às 09:26:07 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigada! Fico realmente grata pelo reconhecimento da relevância e pertinência do tema. Ademais, agradeço por sua avaliação e contribuição significativa! Respondendo às indagações: A omissão do Poder Legislativo em criar leis que efetivem direitos fundamentais tem sido um problema para a tutela das minorias, eis que a falta de normas específicas e de políticas públicas claras prejudica a proteção e o avanço de direitos para essa parcela da população. Para mudar a cultura de violência contra a mulher é essencial investir em educação, promovendo valores de respeito e igualdade, além de campanhas de conscientização e de combate à discriminação de gênero. E para fortalecer redes de proteção às mulheres violentadas compreende o aumento de recursos para instituições de apoio, como delegacias especializadas e abrigos, com a capacitação contínua de profissionais para acolhimento e assistência, garantindo suporte emocional, social e jurídico às vítimas."
Respondida em 25/10/2024 às 16:23:36 horas.