"Andrea e Suelen, parabéns pelo trabalho bem escrito e pela apresentação dinâmica, clara e objetiva!
Uma dúvida... Há algum trabalho publicado, que seja do conhecimento de vocês, da eficiência da nova rotulagem para redução do consumo de sódio pela população? Há alguma campanha de incentivo e ensino da leitura dos rótulos?"
Enviada em 25/10/2024 às 10:35:08 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradeço pelo seu comentário. =)
No Brasil, não encontrei estudos específicos sobre o impacto da nova rotulagem nutricional; reconheço que precisaria realizar uma pesquisa mais aprofundada para fornecer informações precisas. No entanto, considerando que essa rotulagem já foi implementada em vários países da América Latina, como Chile e México, há evidências de impactos positivos, especialmente no que se refere à conscientização dos consumidores sobre os produtos que estão adquirindo.
Desconheço se existem campanhas atuais no Brasil que incentivem a leitura de rótulos. A professora Suelen desenvolveu um projeto de extensão sobre esse tema, no qual tivemos a oportunidade de abordar questões relacionadas à rotulagem e trabalhar na conscientização de algumas pessoas.
Informalmente, ao realizar enquetes entre amigos e em redes sociais, observei que a nova rotulagem "desmascarou" produtos que muitos consideravam saudáveis, levando-os a reconsiderar o consumo de determinados itens. Por exemplo, alguns produtos vendidos em lojas de produtos naturais foram identificados como contendo "excesso de sódio", o que gerou uma mudança no comportamento de compra. Em contrapartida, produtos como barras de chocolate, que já eram reconhecidos como ultraprocessados e ricos em açúcar, gordura e sódio, continuaram a ser adquiridos, mas agora eles os consomem com "peso na consciência" rs - de certa forma se sentem mais cientes dos impactos de suas escolhas."
Respondida em 25/10/2024 às 19:29:19 horas.