"Olá Karinny. Parabéns pelo trabalho. Esse tema é polêmico e divida as opiniões públicas. Importante seu destaque no trabalho sobre o instituto do indulto como uma ferramenta de efetivação de justiça social e não um instrumento de controle político.
Diante dos destaques do seu trabalho, gostaria de perguntar se a opinião das mídias tiveram influência para a formulação do indulto natalino em estudo?
A concessão do indulto traria um senso de impunidade e banalização da benesse?
O indulto poderia ser padronizado da mesma forma para todos os anos?
Seu trabalho é muito relevantes. Parabéns"
Enviada em 25/10/2024 às 01:11:46 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Primeiramente, muito obrigada pela sua avaliação e feedback!
Respondendo as questões, primeiramente, acredito que a mídia sempre tem influência sobre as decisões, pois, quer queira, quer não queira, assume um posicionamento perante as situações que acontecem e as dissemina incessantemente por vários meios, como televisão, rádio e redes sociais; no entanto, como o induto é um ato próprio do Presidente, que estava diretamente interligado a "rebelião", não há como ter certeza se houve influência da mídia ou até das próprias pessoalidades do líder atual.
Quanto a impunidade/banalização pela concessão do induto, talvez a população, que vê a situação de fora, tenha essa visão quanto a benesse, mas a verdade é que, como se sabe, a aplicabilidade da medida depende de muitos requisitos os quais, em suma, dependem de mudanças de comportamento do indivíduo, que passa a praticar ações com direcionamento certo/lícito, parecendo portanto "ok" que sejam beneficiados como incentivo a manter-se neste caminho.
Por fim, poderia ser sim interessante a padronização do indulto, visando afastar a possibilidade de que ele seja utilizado de maneira "injusta", não deixando que ele seja considerado uma manifestação de polarização política, no entanto, isso seria bastante contra o tradicionalismo do indulto, onde a sua construção parte majoritariamente do Presidente em atuação.
Seria isso, em suma, espero que as respostas tenham atingido as expectativas! Novamente, obrigada pela sua avaliação! "
Respondida em 25/10/2024 às 23:36:00 horas.