3.1.3.2    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E O ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE   



Autores: CRISTIANE FAGOTTI GAIARINI, DANIELLE FREIRE DA SILVA MIERZWINSKII, MICHELLE CRISTINA RODRIGUES DA ROCHA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo trabalho, tema muito relevante e pertinente aos dias atuais."

Enviada em 24/10/2024 às 19:32:55 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos muito pelo seu reconhecimento! Realmente, a formação continuada de professores para atender alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um tema crucial nos dias de hoje. Acreditamos que discutir e aprimorar essas práticas é fundamental para garantir um ambiente inclusivo e de aprendizagem para todos os estudantes. "

Respondida em 24/10/2024 às 20:20:46 horas.




Maria Vitória Honorato da Silva

"Parabéns"

Enviada em 25/10/2024 às 23:07:18 horas.




FRANCINI PALHARES MARCATO

"Parabéns pelo trabalho e pela temática escolhida por se tratar de algo tão presente hoje nas famílias e escola."

Enviada em 25/10/2024 às 09:45:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!!"

Respondida em 25/10/2024 às 18:12:29 horas.




ANALIDES FLAVIA CARUSO COSTA

"Bom dia, parabéns pela temática, família e escola precisam estabelecer parceria efetiva para que o aluno diagnosticado tenha o melhor atendimento possível. Excelente trabalho!!"

Enviada em 25/10/2024 às 08:47:22 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa tarde! Muito obrigado pelo apoio! Concordo plenamente, a parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso dos alunos. Vamos juntos continuar esse trabalho!"

Respondida em 25/10/2024 às 18:11:13 horas.




TEREZINHA HISSAKO NAKAGAMI YAMAGURA YOSHIURA

"Tema importante !!!"

Enviada em 25/10/2024 às 08:20:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sem dúvida!!! Muito obrigada pela observação!!"

Respondida em 25/10/2024 às 18:13:28 horas.




Michelle Cristina Rodrigues da Rocha

"Olá Joyce. A partir de nossa pesquisa, podemos sugerir algumas estratégias: Ferramentas Tecnológicas: O uso de aplicativos e softwares educacionais podem ser benéficos para estudantes com TDAH. Estes instrumentos ajudam na organização das tarefas, gerenciamento do tempo e melhoram a interação com o conteúdo escolar. Aplicativos de lembrete e cronômetros visuais, por exemplo, auxiliam no cumprimento de prazos e na execução de atividades por períodos curtos e focados. Leitura e Escrita Assistida: Softwares que convertem texto em voz ou que auxiliam na escrita podem ser úteis para alunos com TDAH que têm dificuldades em acompanhar leituras ou redigir textos. Material Didático Adaptado: Fornecer material didático com formatação adequada, com o espaçamento ampliado e uso de cores para destacar informações importantes, pode facilitar a leitura e compreensão. Recursos visuais e gráficos também são fundamentais para tornar o aprendizado mais acessível. Adaptações Curriculares: Flexibilização de Prazos: Uma das adaptações mais eficazes para estudantes com TDAH é a flexibilização dos prazos para a entrega de tarefas e realização de provas. Isso permite que os alunos trabalhem no seu próprio ritmo, reduzindo a ansiedade e o estresse associados às limitações de tempo. Ambiente de Estudo Estruturado: A organização física da sala de aula deve ser pensada para minimizar distrações. Lugares próximos ao professor ou em áreas menos movimentadas são preferíveis. Essas são apenas algumas estratégias que podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com TDAH."

Enviada em 24/10/2024 às 19:43:14 horas.




Joyce Cristina Claro Menoti

"Excelente! Incrível ver pesquisas que versam sobre a escola, sendo feitas por profissionais que estão na escola, parabéns! Sobre as estratégias pedagógicas, vocês indicam algum material, a partira da pesquisa de vocês, sobre essa temática?"

Enviada em 24/10/2024 às 12:40:10 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo feedback positivo! É gratificante ver que nosso trabalho ressoa com a realidade escolar. Em relação às estratégias pedagógicas para atender estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além do que já foi citada por minha colega, recomendamos alguns materiais que serão úteis: Barkley, R. A. – Seus livros, especialmente "Defiant Children", oferecem orientações práticas para o manejo de comportamentos desafiadores e podem ser muito úteis para professores. Mantoan, M. T. E. – Suas obras sobre inclusão trazem estratégias que podem ser adaptadas para diferentes contextos de ensino. Tomlinson, C. A. – A abordagem de diferenciação pedagógica pode ser valiosa para atender às diversas necessidades dos alunos. Além desses, existem diversos guias e manuais práticos disponíveis que abordam a inclusão e o atendimento a alunos com TDAH, que podem complementar as estratégias que discutimos em nossa pesquisa. Se precisar de referências mais específicas ou materiais digitais, ficaremos felizes em ajudar!"

Respondida em 24/10/2024 às 20:17:06 horas.




VANESSA FAUSTINO PINTO

"Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 24/10/2024 às 09:44:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado! Agradecemos seu apoio e ficamos felizes que o tema tenha ressoado com você. A formação continuada de professores é essencial para criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos. "

Respondida em 24/10/2024 às 20:22:41 horas.