"Quais padrões alimentares específicos são indicados para prevenir a disbiose e promover a saúde intestinal?"
Enviada em 24/10/2024 às 10:01:35 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá Kelli, de forma geral, como está no resumo, uma dieta rica em fibras, prebióticos, probióticos e polifenóis.
Fibras como: frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas, são fundamentais para a saúde intestinal. Fibras solúveis (encontradas em aveia, maçãs, cenouras) servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo a fermentação e produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que ajudam a manter a integridade da barreira intestinal.
Prebióticos, encontrados: no alho, cebola, alcachofra, banana verde e aspargos, os quais promovem o crescimento de bactérias como as bifidobactérias, que contribuem para o equilíbrio da microbiota.
Probióticos, encontrados em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e kombucha, etc, que podem ajudar a prevenir o crescimento excessivo de bactérias patogênicas.
Polifenóis que compostos bioativos presentes em alimentos como frutas vermelhas, uvas, chá verde, cacau e azeite de oliva. Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, promovendo o crescimento de bactérias benéficas e inibindo a inflamação intestinal.
Fora isso podemos citar:
- redução do consumo de alimentos ultraprocessados, pois são ricos em açúcares refinados, gorduras trans e aditivos químicos, que prejudicam a saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias patogênicas e levando à inflamação intestinal;
- ingestão regular de água é essencial para manter o trânsito intestinal saudável, evitando a constipação, que pode prejudicar a microbiota;
"
Respondida em 24/10/2024 às 14:08:20 horas.