3.1.3.11    CONDORCET E OS IDEAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA NO SÉCULO XVIII  



Autores: ELISANGELA ALVES DOS REIS, PATRICIA DE ARAUJO ABUCARMA STEVANATO, HELTON ADRIANO DE SOUZA , HEIJI TANAKA




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Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pela apresentação. Excelente tema a ser discutida nos tempos atuais. Nos dias atuais como poderia ter uma educação menos desigual? O atual cenário da eduação no Brasil está alinhado ou não com o pensamento de Condorcet?"

Enviada em 28/10/2021 às 15:30:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sem transpormos o passado para o presente em uma relação anacrônica, podemos afirmar que há muitas continuidades e permanências nos ideais apresentados para a instrução do autor Condorcet no nosso contexto, principalmente no que se refere aos níveis/etapas de ensino, a escolha do currículo de acordo com concepção e função social da escola entendida pelo grupo dominante. "

Respondida em 28/10/2021 às 23:28:25 horas.




JESSICA PEREIRA BERTOLLI

"Muito bom professora, parabéns pelo excelente trabalho!!"

Enviada em 29/10/2021 às 15:26:18 horas.




HELTON ADRIANO DE SOUZA

"Prof. Elisangela, Obrigado pela parceria... Que seja duradoura e produtiva!"

Enviada em 29/10/2021 às 11:00:13 horas.




Patrícia de Araujo Abucarma Stevanato

"Uma educação desigual perpassa pelo direito ao acesso e permanência na escola que propícia ao estudante acesso ao conhecimento científico acumulado pela humanidade."

Enviada em 28/10/2021 às 21:21:18 horas.




JOSE RICARDO SKOLMOVSKI DA SILVA

"Amei! Parabéns! Seu trabalho e sua apresentação capta com muita leveza o movimento de diálogo em torno da questão da educação pública no fim do século XVIII e início do XIX. É muito interessante e importante olhar para a História da criação da Escola Pública, pois esta análise nos faz perceber que a criação de um projeto de educação para o povo está inserido em contexto de debates, contradições e disputas. A escola é um campo de lutas e disputas, é um campo político e que precisa, como tal, de agentes politizados para que, conscientes de seu papel, possam atuar de forma propositiva e transformadora."

Enviada em 28/10/2021 às 15:33:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Diante dos seus apontamentos já pensei em um artigo discutirmos algumas as aproximações e distanciamentos entre os ideais de Condorcet quanto ao desenvolvimento dos talentos individuais e as concepções apresentadas pelo Novo Ensino Médio. Bora produzir? rsrs."

Respondida em 28/10/2021 às 23:34:32 horas.




JEISIANE APARECIDA SANTOS FERREIRA

"Ótima explicação. Parabéns professora e todos os envolvidos!"

Enviada em 28/10/2021 às 12:18:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"*Jeisiane*"

Respondida em 28/10/2021 às 23:21:05 horas.




KELLY BEATRIZ COSTA DOS ANJOS LIMEIRA

"Excelente trabalho prof.ª, meus parabéns a todos envolvidos."

Enviada em 28/10/2021 às 10:10:04 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Kelly... A educação pública é um objeto de estudo interessante para aqueles que pretendem aprofundar seus estudos e Condorcet oferece contribuições importantes, por isso, retomá-lo historicamente é uma necessidade. Obrigada pelo apreciação."

Respondida em 28/10/2021 às 17:42:15 horas.




ANALIDES FLAVIA CARUSO COSTA

"Bom dia, parabéns Prof.ª Elisangela pela explanação, parabéns a todos os envolvidos!!!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:52:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Prof. Analides... Nós que agradecemos pela apreciação do resumo. Sabemos do seu entusiasmo e compromisso com a educação, por isso, sua leitura e suas contribuições são importantes para nosso trabalho. "

Respondida em 28/10/2021 às 17:46:05 horas.




FRANCIELE DA SILVA

"Excelente explicação professora. Parabéns pelo trabalho realizado!!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:51:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Franciele... Cremos que o mais importante é a discussão sobre o tema numa abordagem histórica comprometida com a educação, suas contradições e complexidade. Desejamos contribuir para o fomento da pesquisa na área. Abraço!"

Respondida em 28/10/2021 às 17:47:54 horas.




 
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