3.1.3.12    ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A LUDICIDADE  



Autores: EMANUELLE TOTOLI DE OLIVEIRA CEZARIO, ELAINE TÓTOLI DE OLIVEIRA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns, Profª Emanuelle e Profª Elaine! A explanação foi excelente, os slides estão muito claros e bem organizados! A pesquisa é interessantíssima! Apesar de o tema ser relativamente conhecido pela sociedade há algum tempo, verifica-se que em muitos ambientes e contextos essas crianças que sofrem com o TDAH são vítimas de incompreensões, são castigadas e muitas vezes taxadas de “mal educadas”. Isso tudo também reflete no aprendizado nas escolas. A relevância da pesquisa está exatamente neste ponto, em como a academia pode contribuir com as técnicas adequadas para a inclusão e para a aprendizagem dessas crianças, assim como com a formação de docentes qualificados para lidar de forma adequada com esses alunos. No trabalho, as autoras mencionam que “os docentes deverão adaptar e implementar suas aulas, utilizando recursos e atividades alternativas, trabalhando os conteúdos de forma lúdica, com vistas a plena participação e aprendizagem desses estudantes de forma atrativa e a aprendizagem exitosa”. Assim, considerando suas pesquisas e atuação na área, gostaria que exemplificassem uma atividade alternativa interessante e que tem demonstrado eficácia comprovada no processo de aprendizagem de alunos com TDAH. Obrigada e parabéns mais uma vez pelo ótimo trabalho!"

Enviada em 28/10/2021 às 17:18:37 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pela devolutiva e contribuições. Um exemplo que posso dar à respeito de atividades e estratégias para os professores trabalhar com crianças TDAH é o uso indispensável das tecnologias assistivas, pois auxilia o individuo em sua aprendizagem de forma lúdica e diversificada. "

Respondida em 28/10/2021 às 19:54:21 horas.




JESSICA PEREIRA BERTOLLI

"Muito bom, parabéns pelo excelente trabalho!!"

Enviada em 29/10/2021 às 15:21:04 horas.




AMANDA DANTAS VIVI

"Parabéns Emanuelle, gostei muito da escolha do seu tema, como você levantou a importância do lúdico. Meus parabéns !!"

Enviada em 29/10/2021 às 14:16:59 horas.




SHEILA GONCALVES GOMES

"Parabéns, ótima escolha de tema. Ótima explicação."

Enviada em 29/10/2021 às 12:18:04 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Sheila!!!"

Respondida em 29/10/2021 às 12:22:01 horas.




Marlene Aparecida Ramos Stefanini

"Parabéns ,reflexões muito importante levantadas."

Enviada em 29/10/2021 às 10:29:51 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Marlene!!!"

Respondida em 29/10/2021 às 10:45:37 horas.




Lucilia Vernaschi de Oliveira

"Parabéns Emanuelle e Elaine! Estudar e entender a temática TDAH é uma necessidade docente, pois o atendimento adequado ao estudante com esse transtorno traz benefícios tanto para a sua vida escolar quanto para a familiar e social, assim como você bem disse. Parabéns!!!"

Enviada em 29/10/2021 às 08:19:48 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Lucilia!"

Respondida em 29/10/2021 às 08:40:05 horas.




GABRIELA MONTEIRO

"Excelente tema a ser abordado, Emanuelle. Parabéns!"

Enviada em 28/10/2021 às 19:15:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Gabriela!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 19:54:56 horas.




MILENA LIMA FERREIRA

"Meus parabéns Emanuelle e demais, atualmente os profissionais da educação devem ter capacitação e práticas pedagógicas para que os estudantes com TDAH e demais possam estar incluídos no ensino e aprendizagem!"

Enviada em 28/10/2021 às 17:45:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Milena!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 19:59:42 horas.




Jaqueline Moritz

"Parabéns! Discutir este tema é fundamental para uma educação inclusiva."

Enviada em 28/10/2021 às 14:21:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Jaqueline!!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:00:26 horas.




HEMYLLY CHRYSTIE MORAES DE OLIVEIRA

"Excelente trabalho, belas palavras! É um tema que realmente deve ser mais visto pelos nossos profissionais a fim de transformar o processo de ensino e aprendizagem!"

Enviada em 28/10/2021 às 14:17:27 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada querida!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:01:27 horas.




ANALIDES FLAVIA CARUSO COSTA

"Olá Emanuelle e Elaine, TDHA é um transtorno que precisa ser discutido e estudado pelos professores, pois temos muito alunos diagnosticados com este transtorno e percebemos que muitos profissionais não possuem informações suficientes para mediar o processo de ensino-aprendizagem desta criança. PARABÉNS PELA ESCOLHA DO TEMA !!!"

Enviada em 28/10/2021 às 11:55:24 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Professora Analides!!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:01:52 horas.




Haira Ribas

"Parabéns Emanuelle e Elaine! Com certeza é uma trabalho bastante importante para os profissionais da educação. Sobre o TDAH ainda precisamos investigar, pesquisar e conhecer cada vez mais sobre o transtorno e quais as práticas mais adequadas para o trabalho pedagógico respeitoso e preocupado com a formação humana. Mais uma vez, parabéns!"

Enviada em 28/10/2021 às 11:43:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Haira!!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:02:09 horas.




MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA NOGUEIRA

"Parabéns Emanuelle e pesquisadoras deste tema! Reflexões levantadas muito importante para compreensão do TDH e das práticas pedagógicas, nós educadores precisamos saber trabalhar com toda a diversidade humana, respeitá-las e principalmente, com estas especificidades dos sujeitos com TDH, saber encaminhar a educação com condutas assertivas."

Enviada em 28/10/2021 às 11:13:31 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Nina!!!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:01:11 horas.




 
© V CICTI e XX EAIC