3.1.3.1    A LEITURA ANTES DA ALFABETIZAÇÃO: LER ALÉM DAS PALAVRAS  



Autores: AMANDA APARECIDA BONZANIN, ANA PAULA MELO ANGELOTTO, ANALIDES FLAVIA CARUSO COSTA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo trabalho! Excelente temática, sendo um tema de grande contribuição à sociedade e ao meio científico."

Enviada em 28/10/2021 às 13:14:53 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! De fato, a leitura é um tema que muito nos encanta e de fundamental importância para a vida dos indivíduos..."

Respondida em 28/10/2021 às 15:06:31 horas.




GABRIELA MONTEIRO

"Parabéns pelo trabalho meninas, realmente são muito os benefícios da leitura para o desenvolvimento das crianças."

Enviada em 29/10/2021 às 20:13:50 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada por seu comentário, Gabriela!"

Respondida em 29/10/2021 às 20:48:22 horas.




ANA PAULA MELO ANGELOTTO

"Parabéns Amanda, foi um imenso prazer poder fazer parte desse projeto junto com você!!!"

Enviada em 29/10/2021 às 16:54:45 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"O prazer foi meu, Ana Paula! Parabéns para nós!"

Respondida em 29/10/2021 às 16:57:09 horas.




FRANCIELE DA SILVA

"Parabéns, Ótimo trabalho!!"

Enviada em 29/10/2021 às 15:57:18 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Franciele!"

Respondida em 29/10/2021 às 16:42:43 horas.




ANA LAURA DE TOLEDO BARROS

"Parabéns meninas pela apresentação.Acho essencial trabalhar a leitura desde pequenos. Ótima apresentação e um belo tema!!"

Enviada em 29/10/2021 às 12:43:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Ana Laura! "

Respondida em 29/10/2021 às 12:45:06 horas.




MARIANA GOMES DE AZEVEDO

"Muito interessante meninas! parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 29/10/2021 às 10:28:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada por seu comentário, Mariana!"

Respondida em 29/10/2021 às 12:10:45 horas.




RAILA APARECIDA XAVIER SILVA

"Ótimo tema, grande valia para com o processo educacional, pouquíssimo ressaltado, parabéns meninas! Parabenizo também a abordagem oral de vocês, excelente domínio de conteúdo!"

Enviada em 29/10/2021 às 10:22:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Raila! Gratas por ter assistido nosso trabalho!"

Respondida em 29/10/2021 às 12:10:06 horas.




ALYNE FERNANDA LEUCH DE SOUZA

"Parabens pelo trabalho meninas!! Sensacional.:) O estimulo da leitura desde de cedo e de suma importancia."

Enviada em 29/10/2021 às 09:48:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada por seu feedback, Alyne!"

Respondida em 29/10/2021 às 12:08:56 horas.




Patrícia de Araujo Abucarma Stevanato

"Parabéns, acadêmicas! Tanto a leitura feita em voz alta por um adulto às crianças quanto a leitura de imagem feita pela própria criança, desenvolve o comportamento leitor, a criatividade e a linguagem."

Enviada em 28/10/2021 às 21:27:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada por seu comentário, Patrícia! De fato, a leitura vai muito além da decodificação de grafemas, apresentar imagens (seja dos livros de histórias ou demais gêneros literários) e dialogar com a criança é algo muito benéfico, pois além de despertar o interesse desta pelo mundo literário ainda desenvolve sua imaginação..."

Respondida em 28/10/2021 às 22:11:36 horas.




Ana Julia Cola dos Santos

"Parabéns meninas! Ótima apresentação e tema muito importante."

Enviada em 28/10/2021 às 20:21:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Ana Julia!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:39:14 horas.




LAURA VASCONCELOS

"Parabéns menina! O domínio que vocês demonstraram sobre o conteúdo foi espetacular. E a escolha do tema foi de suma importância."

Enviada em 28/10/2021 às 19:27:03 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo seu comentário, Laura!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:38:04 horas.




GABRIELA DE MOURA CORREIA

"Ótimo tema abordado. Parabéns pelo seu trabalho"

Enviada em 28/10/2021 às 19:06:29 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Gabriela!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:36:54 horas.




MAISA TRINDADE FONSECA

"Parabéns Autoras, um tema incrível, ótima abordagem!!"

Enviada em 28/10/2021 às 18:24:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Maisa!"

Respondida em 28/10/2021 às 20:35:15 horas.




DAIANE DE SOUZA CAMPANHOLI

"Olá autoras. Gostei muito da apresentação e interação das duas com o tema, estão de parabéns e serão grandes professoras da educação infantil. A leitura deve sim ser incentivada desde a tenra idade, sendo assim, como vocês consideram a inserção de obras de arte para contribuir com este processo de alfabetização?"

Enviada em 28/10/2021 às 17:46:46 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada pelo seu comentário, Daiane! Em primeiro lugar, considerando que a criança inicia sua vida no mundo dos símbolos e imagens, a arte precisa ser trabalhada desde cedo, por isso a importância da arte visual, musical, teatral, no caso de leituras de obras de arte, precisamos apresentar o nome dos artistas e suas obras da mesma forma que apresentamos um livro, com seu escritor, ilustrador. Nesse sentido, a arte precisa ser apresentada, precisa ser mostrado a criança que alguém a produziu, no processo de alfabetização a arte é apresentada como uma construção, as crianças possuem aulas de arte em sua rotina e currículo, mas todo e qualquer processo inicia-se no professor, ele precisa estar integrado aos processos artísticos, ensinar o que domina, a apreciação começa com o professor. Além disso, é importante que o professor inicie a leitura das obras de arte com as crianças da mesma forma que lemos um texto: inicia-se da esquerda para a direita, de cima para baixo, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo. Desse modo, é importante levar em consideração que as crianças que frequentam as salas de educação infantil não conseguem decodificar grafemas, estas leem através das imagens, ou seja, o trabalho utilizando as obras de arte possibilita desenvolver nos alunos a percepção das imagens, que também é importante no processo de leitura, pois muitos livros com os quais eles terão contato nessa etapa da educação contam com imagens, fazendo com que seja necessário que saiba interpretá-las quando aparecerem, pois ler não é apenas decodificar grafemas, mas saber também interpretar tudo que está junto, sabendo ler todo o contexto na qual está leitura está inserida, conseguindo perceber o contexto no qual se enquadram as imagens."

Respondida em 28/10/2021 às 20:33:12 horas.




THAIS ROCHA KORCHAK

"Parabéns, meninas! Ótima escolha de tema, concordo plenamente que deve ser apresentando a leitura desde cedo na vida das crianças."

Enviada em 28/10/2021 às 17:36:35 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Thais! Realmente, os benefícios e contribuições da leitura na vida dos indivíduos são inúmeros e muito importantes para o desenvolvimento das crianças..."

Respondida em 28/10/2021 às 19:25:01 horas.




JEISIANE APARECIDA SANTOS FERREIRA

"Parabéns meninas, a forma em que vocês apresentaram, e o domínio do conteúdo me encantou demais. Arrasaram!!"

Enviada em 28/10/2021 às 15:46:00 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Jeisiane! "

Respondida em 28/10/2021 às 17:12:44 horas.




JESSICA PEREIRA BERTOLLI

"Parabéns às autoras! Tema muito relevante, ótima abordagem!"

Enviada em 28/10/2021 às 14:56:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Jessica!"

Respondida em 28/10/2021 às 15:04:40 horas.




NAIARA FERREIRA DOS SANTOS

"Parabéns autoras, excelente exposição e ótimo tema!"

Enviada em 28/10/2021 às 14:50:26 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Naiara!"

Respondida em 28/10/2021 às 15:04:21 horas.




GABRIELA PELEGRINELI SOUZA

"Tema muito bem abordado. Parabéns meninas!!"

Enviada em 28/10/2021 às 14:47:23 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Gabriela! "

Respondida em 28/10/2021 às 15:03:48 horas.




TAUANE PEREIRA DA SILVA

"Parabéns meninas, pela apresentação e o tema abordado, eu como acadêmica do curso de pedagogia fico encantada!!"

Enviada em 28/10/2021 às 13:44:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Tauane! Grata por ter visto nosso trabalho!"

Respondida em 28/10/2021 às 15:02:40 horas.




MILENA LIMA FERREIRA

"Tema muito importante, concordo completamente, o contato das crianças com os livros podem estimular e auxiliar muito no processo de alfabetização! Como diz o tema, “ler além das palavras” Meus parabéns!"

Enviada em 28/10/2021 às 12:20:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Milena! Realmente, "ler além das palavras" é considerar a leitura como uma maneira de explorar e descobrir o mundo... "

Respondida em 28/10/2021 às 12:35:49 horas.




RAFAELA ZANQUETTI DE MOURA

"Parabéns pelo trabalho e tema abordado."

Enviada em 28/10/2021 às 10:17:49 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Rafaela!"

Respondida em 28/10/2021 às 11:46:40 horas.




Ethyenne Goulart Oliveira

"Olá, bom dia! Às autoras, parabenizo pelo estudo proposto e realizado. Compreendendo enquanto função do professor o ato de produzir direta e intencionalmente em cada indivíduo singular a humanidade produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens, como ressaltado por Saviani (2015), bem como, sua importância no processo de complexificação do psiquismo humano a partir da contínua criação de novas necessidades que sugerem sua distinta relação com o meio social, minha pergunta é, quais práticas pedagógicas tornam possíveis tal desenvolvimento desde o ensino infantil na percepção de vocês? E como essa mediação entre o sujeito e a cultura pode se efetivar em seu caráter de qualidade pela prática do professor da educação infantil, já que, a apropriação da criança dos conteúdos nesse período do desenvolvimento ocorre de forma prioritária pelo lúdico?"

Enviada em 28/10/2021 às 10:01:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia, Ethyenne! Muito obrigada por assistir nosso trabalho! Primeiramente, os professores precisam estar em constante atualização pedagógica, para atender os nativos digitais, que possuem muita informação através das telas, muitos personagens, muito estímulo, ou seja, cabe ao professor enfrentar o desafio de transformar essas informações em conhecimento. Nesse sentido, na educação infantil o lúdico não deve ser um momento, mas sim uma linguagem, pois as crianças terão acesso a cultura através de cantigas, histórias narradas, dramatizações, a respeito do universo que a cerca. Desse modo, o professor de educação infantil poderá trabalhar a leitura por meio de narrativas, teatros, musicas, brincadeiras cantadas, entre outros, abordando nelas o diálogo, a expressão, a aquisição de novas palavras para o vocabulário da criança, pois toda e qualquer atividade ministrada na educação deveria utilizar a ludicidade, não apenas como um momento isolado, mas como uma linguagem para explicar todo e qualquer conteúdo. Afinal, as crianças aprendem melhor quando utilizamos o brincar como ferramenta metodológica, como já nos alertava Platão: “Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma.”"

Respondida em 28/10/2021 às 11:45:18 horas.




ROSEMARI APARECIDA PEDROSO SZEZERBATZ

"Olá Autoras, vocês são encantadoras! Considerar a leitura antes mesmo da alfabetização é um ato muito importante como forma de preparar a criança paaara uma construção mais complexa. Nesse sentido, não apenas a escola tem esse papel, mas também, a família. Então pergunto: Sendo a leitura de histórias uma ação necessária, o que fazer quando o responsável não é alfabetizado?"

Enviada em 28/10/2021 às 09:32:56 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, professora! Realmente, a leitura é muito importante na vida dos indivíduos e é fundamental que seja possibilitada desde a sua inserção no mundo como forma de alavancar seu desenvolvimento. De fato, não é apenas nas escolas que os alunos tem acesso a leitura, visto que estão inseridos em um mundo letrado no qual a todo momento recebem estímulos, ou seja, possibilitar o acesso a leitura não é papel exclusivo das instituições de ensino, pois para que o indivíduo possa vir a ter gosto pelo universo literário e em sua vida adulta torne a leitura um hábito, esta precisa sim estar presente em seu ambiente familiar, considerando a família uma importante instituição social para vida das crianças. Nesse sentido, ler não pode ser visto apenas como uma decodificação de grafemas, a leitura vai muito além disso, e um adulto não alfabetizado pode sim contribuir para a inserção da criança no mundo da leitura, por exemplo: apresentando as imagens de um livro, questionado o que a criança vê, o que os personagens fazem, como é o ambiente em que se encontram. De modo que a criança irá, além de ter o acesso aos livros, interpretar o que estes trazem e as histórias que tem a contar, dialogar com a criança e explorar a sua imaginação e interesse pelos livros é algo fantástico e pode ser realizado com os pequenos desde a mais tenra idade. "

Respondida em 28/10/2021 às 09:58:50 horas.




Susana Barbosa de França de Paiva

"Parabéns pelo trabalho e domínio de conteúdo!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:22:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!"

Respondida em 28/10/2021 às 11:44:26 horas.




HEMYLLY CHRYSTIE MORAES DE OLIVEIRA

"Meninas, acreditam que diferentes projetos na escola envolvendo a leitura, estimularia ainda mais os alunos a se interessarem pelo processo de ensino e aprendizagem?"

Enviada em 28/10/2021 às 09:06:06 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sim, com certeza, quando a leitura é estimulada e bem abordada por meio de práticas significativas e até mesmo projetos escolares é possível que o interesse pelo ensino seja despertado, pois através do estímulo da leitura na criança essa pode vir a melhorar suas práticas de escrita e leitura também, dando subsídios para que esse indivíduo desenvolva-se cada vez mais e, consequentemente, contribuindo para o seu processo de ensino e aprendizagem."

Respondida em 28/10/2021 às 09:17:13 horas.




HEMYLLY CHRYSTIE MORAES DE OLIVEIRA

"Parabéns pelo trabalho incrível meninas! ARRASARAM!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:05:01 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Hemylly!"

Respondida em 28/10/2021 às 09:05:46 horas.




MIGUEL SILVA TARIFA NAVARRO

"Parabéns Amanda e Ana Paula, o trabalho de vocês está ótimo!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:00:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, Miguel!"

Respondida em 28/10/2021 às 09:05:08 horas.




ANALIDES FLAVIA CARUSO COSTA

"Bom dia Meninas, parabéns pelo trabalho apresentado, pelo domínio do conteúdo!! Muito gratificante ter trabalhado com vocês :)"

Enviada em 28/10/2021 às 08:03:53 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, professora, seremos eternamente gratas por todo apoio e orientação na realização de nosso trabalho... Obrigada por tudo!"

Respondida em 28/10/2021 às 08:37:39 horas.




DANIELA DE MAMAN

"Parabéns pelo trabalho envolvendo a prática de leitura como um objetivo de ensino com crianças. A analogia establecida por vcs entre a escada e seus degraus e a aprendizagem da leitura, como superação d obstáculos foi excelente! Interagir com o universo das palavras é direito de toda criança, a partir do momento em que esta começa a interagir com o mundo a sua volta. Sucesso em suas trajetórias acadêmicas!"

Enviada em 28/10/2021 às 07:56:25 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! Realmente, a leitura é um tema incrível, amplo e de suma importância de ser abordado e trabalhado na vida dos indivíduos. Afinal, ler é descobrir e explorar, sendo deveras significativo que essa exploração seja possibilitada às crianças desde a mais tenra idade. "

Respondida em 28/10/2021 às 08:47:25 horas.




GEOVANA WEBER MARQUES

"Muito interessante. Quanto mais estímulos o aluno recebe em sala de aula e no ambiente escolar como um todo, melhor o desenvolvimento da criança, e a familiaridade com a leitura desde a educação infantil é essencial."

Enviada em 28/10/2021 às 07:53:40 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada! De fato, os estímulos e possibilidades que podem ser abordados com e através da leitura são diversos e contribuem demasiadamente para vida dos sujeitos."

Respondida em 28/10/2021 às 08:51:40 horas.




 
© V CICTI e XX EAIC