"Parabéns, Lilian, querida!! Não é de agora minha profunda admiração por você, mas mais uma vez pude apreciar seu incrível trabalho!
O tema é super atual, e ainda vai demandar muitas análises nesse sentido que você aborda, sobre uma new age! Gostaria de saber, apenas a título de curiosidade, se você já viu ou ouviu falar de algum recurso de ambientação, ou ferramenta, nas audiências virtuais, que tenha contribuído para as conciliações mais ou menos no mesmo sentido do que explicou o professor Bacelar sobre o efeito das luzes.
Parabéns mais uma vez, e obrigada por suas contribuições!"
Enviada em 29/10/2021 às 11:19:16 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muitíssimo obrigada, Júlia!!! a admiração é recíproca, minha amiga querida. Com relação ao seu questionamento, muito pertinente, devo responder que tive a oportunidade de participar de debates em um Congresso digital, no qual as inovações apresentadas giravam em torno deste novo ambiente. Operadores de inovação, em vários tribunais brasileiros, já estão trabalhando em novas plataformas virtuais e na criação de ambientação interativa, a fim de tornar possível uma maior similaridade com as plataformas presenciais, tornando possível a aplicação das técnicas da justiça autocompositiva. Por exemplo, a técnica da disposição do círculo na autocomposição, que pressupõe a igualdade das partes, pode ser criada em ambiência virtualmente construída. A vez de fala (ou bastão de fala), que oferta à parte o poder de ter sua escuta acolhida sem interrupção, demonstra-se um instrumento mais eficaz em audiência virtual do que em audiências presenciais. Música de fundo, posibilidade de sessões privadas, são todas técnicas possíveis de serem implementadas em sede de audiência virtual. Inclusive a técnica da neurociência facial da emoção, pode ser uma grande inovação na aplicação das audiências realizadas virtualmente, possibilitando que o mediador realize um diagnóstico preciso das emoções das partes para melhor condução das audiências. Espero ter respondido seu questionamento, um grande abraço!!! Estou sempre à disposição!!! "
Respondida em 29/10/2021 às 15:59:39 horas.