VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Arquitetura e Urbanismo


3.2.2.7    O IMPACTO DA NEUROARQUITETURA E PSICOLOGIA DAS CORES NA INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS NEURODIVERGENTES  



Autores: WILLIAN FERREIRA MACEDO, ELLIE DE FREITAS PEGORARO, ANDRESSA CAROLINA RUSCHEL, RENATA CHAGAS LIMA




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Pontos positivos muito interessante, Tema atual: aborda a inclusão escolar sob uma perspectiva inovadora e interdisciplinar, unindo arquitetura, psicologia e educação. Base teórica: utiliza referências recentes e pertinentes (2023–2025), demonstrando atualização científica. Caráter social e ético: destaca o compromisso da arquitetura com a inclusão e o bem-estar infantil. os objetivos: define com precisão o propósito de compreender a relação entre ambiente escolar e neurodivergência. como pontos negativos apontaria: O estudo apresenta fundamentos teóricos e estatísticos, mas não inclui resultados de aplicação prática ou estudos de caso. Excesso de citações e conceitos descritivos: o texto prioriza explicações conceituais em detrimento de análises críticas ou comparativas. A metodológica: menciona o município de Marechal Cândido Rondon–PR, mas não detalha a metodologia usada para análise local. Sobre os desafios práticos não aborda custos, viabilidade técnica ou capacitação necessária para implementar as soluções propostas. Síntese final: O trabalho apresenta uma reflexão importante e atual sobre inclusão e bem-estar em ambientes escolares, destacando o papel da neuroarquitetura e da psicologia das cores no aprendizado de crianças neurodivergentes. Apesar de sua relevância teórica e social, o estudo se beneficiaria de dados experimentais, exemplos práticos e análise de viabilidade para consolidar suas conclusões."

Enviada em 31/10/2025 às 14:46:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos a análise."

Respondida em 31/10/2025 às 20:28:16 horas.




MARCOS VINICIUS LUDWIG LINS

"Excelente pesquisa, pontos muito relevantes, parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 16:53:46 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado!"

Respondida em 31/10/2025 às 20:28:36 horas.




MARCO ANTÔNIO DUARTE DOS SANTOS

"Ótima pesquisa e abordagem, é importantíssimo repensarmos o impacto positivo da neuroarquitetura para todos. Parabéns!!"

Enviada em 31/10/2025 às 14:40:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos pelo interesse."

Respondida em 01/11/2025 às 02:04:59 horas.




PAULO HENRIQUE DA SILVA PIOVESAN

"Muito boa abordagem... pensar em alternativas de projetos para melhorar na absorção de conhecimento pode ser muito transformador na vida dos alunos, principalmente os primários!!! Parabéns!!!!"

Enviada em 31/10/2025 às 10:39:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado!"

Respondida em 31/10/2025 às 19:14:09 horas.




DINORA SCHMIDT

"Parabéns pelo tema e pela desenvoltura!"

Enviada em 30/10/2025 às 12:05:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado!"

Respondida em 30/10/2025 às 15:19:39 horas.




Rafael Andreguette Rossi

"Pesquisa bem abrangente ao assunto, Parabéns!!"

Enviada em 30/10/2025 às 11:27:35 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos o interesse pela pesquisa!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:02:51 horas.




CAMILY CRISTINY SCHROEDER

"Pesquisa muito interresante, parabéns!"

Enviada em 30/10/2025 às 10:00:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado, agradeço o interesse pela temática."

Respondida em 30/10/2025 às 10:28:18 horas.