3.1.7.44    FUTURO EM PERSPECTIVA: RELAÇÃO ENTRE AUTOEFICÁCIA E VIOLÊNCIA EM ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR  



Autores: RENATA HARKA, LUIZ FELIPE DA SILVA, THAIS CRISTINA GUTSTEIN NAZAR




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Estudo de relevância impar para o campo e com qualidade exemplar, seria interessante ver uma continuidade de que conversasse com variáveis confundidoras para refinar esses dados."

Enviada em 23/10/2025 às 15:25:43 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradecemos muito pela observação e pelo reconhecimento quanto à relevância do estudo, entendemos a importância de considerar variáveis confundidoras que podem exercer influência tanto sobre a autoeficácia quanto sobre o envolvimento em comportamentos de risco. Embora o foco principal desta pesquisa tenha se limitado às variáveis principais, reconhecemos que a inclusão desses fatores representa uma oportunidade valiosa para aprofundamentos futuros."

Respondida em 30/10/2025 às 13:46:10 horas.




THAIS CRISTINA GUTSTEIN NAZAR

"Parabéns Renata!!!! Seu trabalho assume grande importância no cenário atual!!"

Enviada em 31/10/2025 às 18:01:13 horas.




ALINE PERIN PADILHA

"Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 31/10/2025 às 11:45:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!! "

Respondida em 31/10/2025 às 15:43:46 horas.




JOÃO PEDRO SILVA ZAGUINE

"Muito importante esse tema, parabéns pelo trabalho! Quais fatores sociais, familiares e escolares mais contribuem para que alguns adolescentes desenvolvam comportamentos violentos dentro do ambiente escolar, e como a escola pode intervir de forma eficaz para prevenir essas situações?"

Enviada em 31/10/2025 às 10:29:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Estudos que utilizamos como referencial teóricos mostram que os comportamentos violentos de adolescentes não surgem do nada, eles são influenciados pelo ambiente em que vivem. No contexto familiar: quando faltam diálogos, afeto ou limites estáveis, o adolescente pode aprender a expressar frustração e raiva de forma agressiva, porque observa essas atitudes Ex: Brigas frequentes entre familiares podem reforçar comportamentos violentos. No contexto social: a pressão de amigos e colegas ou a busca por aceitação em um grupo pode levar a comportamentos agressivos que são reforçados por este grupo. Ex: Um adolescente que agride para “ganhar respeito” ou atenção está recebendo reforço social pelo comportamento. No contexto escolar: quando o ambiente escolar é pouco acolhedor ou faltam estratégias para a mediação de conflitos, os adolescentes podem manter comportamentos agressivos, porque eles aprendem que a violência é uma forma de obter controle ou evitar consequências indesejadas. A escola pode intervir criando espaços de diálogo, oferecendo apoio emocional e, principalmente, ensinando alternativas mais saudáveis para lidar com emoções e conflitos, fortalecendo habilidades como empatia, autocontrole e resolução de problemas."

Respondida em 31/10/2025 às 15:43:24 horas.




SARAH CALDAS ASSUNCAO MARTIN

"parabéns, excelente trabalho!"

Enviada em 31/10/2025 às 09:17:41 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:44:16 horas.




ANA CLÁUDIA MAFFISONI

"Trabalho excelente! Parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 07:55:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Que bom que gostou, muito obrigada!!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:45:26 horas.




GEOVANA VITORIA SULZBACH

"Conteúdo necessário e muito bem construído! Parabéns pela clareza e pela relevância social do trabalho!"

Enviada em 30/10/2025 às 19:18:38 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:45:52 horas.




Sheyla Ferreira dos Santos Costa

"Parabéns pelo trabalho. Muito bem elaborado!!!"

Enviada em 30/10/2025 às 16:37:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:46:29 horas.




Júlia Peres Trevizan

"Parabéns excelente trabalho!!"

Enviada em 30/10/2025 às 15:40:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada!!"

Respondida em 31/10/2025 às 15:46:47 horas.




LUIZ AUGUSTO MUGNAI VIEIRA JUNIOR

""Parabéns, tema super pertinente e necessário de discussão!""

Enviada em 30/10/2025 às 13:29:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, fico feliz que o tema tenha despertado seu interesse"

Respondida em 30/10/2025 às 13:50:53 horas.




Daniela De Maman

"Parabéns, pela excelência do estudo!"

Enviada em 30/10/2025 às 12:15:44 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Daniela! Fico contente que tenha gostado do estudo."

Respondida em 30/10/2025 às 13:50:26 horas.




Maria Luiza Soares Alves

"Trabalho muito interessante e relevante. A condição socioeconômica dos adolescentes levantados na pesquisa se relaciona diretamente com os índices de comportamento de risco e autoeficácia?"

Enviada em 30/10/2025 às 09:30:13 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pela pergunta!! A condição socioeconômica não foi analisada de forma central neste estudo, mas estudos que utilizamos para a confecção do nosso trabalho, como Braga et al. (2024) e Zappe e Dell’Aglio (2016), que desenvolveram mais sobre o tema apontam que fatores sociais influenciam tanto a autoeficácia quanto os comportamentos de risco."

Respondida em 30/10/2025 às 13:46:51 horas.