"Interessante esse método de detecção de ferro, parabéns pelo trabalho.
Chamou muito a minha atenção a análise via aplicativo e ficou ainda mais interessante quando comparou os resultados com as análises calorimétricas tradicionais. Considerando que esse aplicativo utiliza um hardware externo (principalmente a câmera do celular) seria possível obter resultados mais precisos com câmeras melhores? Se houvesse a repetição da análise via aplicativo com smartphones diferentes, acredita que poderiam ter resultados diferentes? Pensando no processamento de imagem que o aplicativo faz, há algum fator ambiental que impactava no resultado?"
Enviada em 30/10/2025 às 11:24:35 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradeço seu comentário e colocação. Como a análise dos dados ocorrem por meio de captura de imagens, usando câmeras de qualidade profissional, as imagens capturadas serão processadas de maneira mais precisa, chegando perto ou até mesmo igual as concentrações obtidas por meio do espectrofotômetro ou demais equipamentos, porém resultados divergentes em smartphones diferentes não ocorre, devido a padronização de procedimento de captura de imagens, onde é delimitado a zona de captura diretamente no aplicativo.
Por isso, para analisar os resultados com o aplicativo e um smartphone, certas fatores ambientais devem ser padronizados em todas as amostras, como por exemplo:
* Intensidade de luz (mesma tonalidade e intensidade);
* Posição e distância do smartphone ao sensor;
* Tempo de reação das amostras (os íons de ferro oxida rapidamente em contato com o oxigênio).
"
Respondida em 30/10/2025 às 19:28:11 horas.