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Matemática, Probabilidade e Estatística


4.1.4.2    USO DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DA MATEMÁTICA: BENEFÍCIOS E SEUS DESAFIOS  



Autores: PATRIK AMERICO POLLIZELLO LOPES, ELISE POLLI, CLEBER DE SOUZA RELLI




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Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Excelente tema"

Enviada em 30/10/2025 às 16:29:55 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado por sua avaliação. Estamos sempre tentando contribuir com a educação e propor métodos mais dinâmica e interativos de aprendizagem."

Respondida em 31/10/2025 às 09:17:54 horas.




MARIANA FAKHOURI

"Excelente apresentação, Elise! Parabéns"

Enviada em 31/10/2025 às 16:31:02 horas.




Caroline Diel Abreu

"Excelente trabalho, parabéns."

Enviada em 31/10/2025 às 13:38:16 horas.




Pricila Basilio Marcal Lorencini

"Muito obrigada pelos esclarecimentos. Ótimo trabalho! Parabéns!"

Enviada em 31/10/2025 às 12:03:30 horas.




DIEGO MARLON SANTOS

"O trabalho é muito bom e academicamente sólido, com excelente potencial de publicação ou apresentação em eventos científicos. Demonstra consistência teórica, clareza didática e visão crítica equilibrada. Ao incorporar exemplos práticos, reforçar o vínculo com metodologias ativas e ajustar pequenas questões de forma, o texto poderá atingir nível de excelência acadêmica."

Enviada em 31/10/2025 às 08:45:51 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigado!! Ficamos felizes em saber que o tema tem relevante contribuição."

Respondida em 31/10/2025 às 09:19:36 horas.




YASMIN LETÍCIA OLIVEIRA VOIGT

"Parabéns pela pesquisa!"

Enviada em 30/10/2025 às 15:26:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Agradeço pelo comentário!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:19:49 horas.




Pricila Basilio Marcal Lorencini

"Este trabalho aponta que a impressão 3D transforma conceitos de sólidos geométricos complexos em modelos físicos táteis. Tornando-se uma ferramenta essencial para a visualização espacial e o ensino de geometria. Fiquei curiosa em relação a produção destes sólidos. Poderia, por favor, explicar de maneira simplificada as principais etapas? Obrigada."

Enviada em 30/10/2025 às 15:16:43 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Priscila. É preciso ter uma impressora 3D para confecção desses sólidos. Para desenvolver um sólido é preciso: 1ª Etapa - ter ou fazer um desenho 3D computacional em software (Blender, TinkerCad, Fusion, SolidWorks, etc.); 2ª Etapa - converter a informação do desenho 3D para o G-Code com uso de outro software (Slicer), onde uma máquina de impressão 3D identifica quais são os caminhos a percorrer para criar o sólido desenhado; 3ª Etapa - ajustar os parâmetros de impressão e aguardar o resultado. Existem muitos desenhos prontos em sites de colaboração de impressão 3D, que facilitam muito. Porém os alunos podem ser envolvidos em todas as etapas para que também conheçam as formas de desenhar sólidos. Os softwares não são tão difíceis de se trabalhar, porém é preciso algum treinamento, como comentamos no trabalho. Agradeço por sua pergunta, e espero ter esclarecido."

Respondida em 31/10/2025 às 09:28:39 horas.




Amanda Félix Nunes

"A ludicidade é uma ferramenta maravilhosa para tornar o ensino da matemática prazeroso."

Enviada em 30/10/2025 às 14:37:49 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Com certeza! Muitos precisam da ludicidade para conseguir enxergar de forma clara. Ou ainda de fazer parte do processo criativo para desenvolver habilidades e a concentração. Que ótimo, muito obrigado!!"

Respondida em 31/10/2025 às 09:37:48 horas.




MARIA CRISTINA TRENTINI PAGNUSSAT

"Parabéns, excelente trabalho!"

Enviada em 30/10/2025 às 13:37:21 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigado!!! "

Respondida em 31/10/2025 às 09:38:02 horas.