VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Medicina Veterinária


1.1.7.136    UTILIZAÇÃO DA MEDICINA INTEGRATIVA NA REABILITAÇÃO DE CAVALO ATLETA ACOMETIDO POR MIELOENCEFALITE PROTOZOÁRIA EQUINA  



Autores: JORGE GABRIEL MOTO CUSTODIO, ANA LAURA SOUZA LEONEL




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Prezado Jorge! Que prazer seu tema cair diretamente para minha avaliação! Visto que toda meu TCC e meu TCR foi com reabilitação equina. Já pude acompanhar quiropraxia e sei dos resultados surpreendentes. Ressalto que a palavra integrativa vem sempre de integrar, ou seja, nunca interromper o tratamento convencional. Além da quiropraxia, qual outra técnica integrativa você utilizaria? Parabéns pela escolha do tema. Na sua parte escrita, apenas evite a utilização de sites. Qualquer dúvida sigo a disposição! Abraço!"

Enviada em 24/10/2024 às 09:21:33 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia mestre, tudo certo ? É um prazer imenso ter você como avaliador. A principio a intenção era utilizar a acupuntura junto a quiropraxia, porém o animal não demonstrava nenhum tipo de dor muscular ou desconforto a palpação na avaliação da Dra. Logo, utilizamos somente a quiropraxia. "

Respondida em 25/10/2024 às 10:21:16 horas.




Rafael Marcante Luz

"Olá. Bom dia. Interessante o seu trabalho. A associação da terapia farmacológica com a pasta de diclazuril para o tratamento da EPM e terapias integrativas e complementares para acelerar a recuperação neurodegenerativa é muito promissora. Aqui vão algumas dúvidas: * Como chegaram ao diagnóstico de EPM? Haviam indicativos epidemiológicos, dados no histórico clínico ou da anamnese para essa suspeita? * Pensaram na associação de acupuntura/eletroacupuntura? * A pasta de diclazuril foi manipulada ou de marca comercial pronta? Por quantos dias foi administrado a pasta?"

Enviada em 24/10/2024 às 09:51:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Bom dia Rafael, tudo certo? Foi realizada uma consulta a campo e foram feitos alguns testes neurológicos como: avaliação estática e dinâmica onde o equino evidenciou incoordenação graduada no tipo 3 nos membros posteriores, durante o deslocamento de garupa com o equino parado notou-se que ele se deslocava facilmente e não mantinha a resistência e estabilidade esperada para este teste, ao colocar o membro posterior direito à frente do membro posterior esquerdo, o animal teve uma resposta demorada na volta da posição normal do membro demonstrando um déficit proprioceptivo. A partir destes achados neurológicos, em conjunto com o histórico e os sinais clínicos apresentados, foi estabelecido um diagnóstico clínico sugestivo de Mieloencefalite protozoária equina (EPM), visto que os proprietários optaram por não realizar o teste PCR ou sorológico. A principio a intenção era utilizar a acupuntura junto a quiropraxia, porém o animal não demonstrava nenhum tipo de dor muscular ou desconforto a palpação na avaliação da Dra. Logo, utilizamos somente a quiropraxia. A pasta de diclazuril foi manipulada e administrada por 30 dias na dosagem de 5,6mg/kg, via oral, uma vez ao dia. Nos primeiros 7 dias também foi administrado anti-inflamatório dimetilsulfóxido (DMSO) na dosagem de 1g/kg, diluído em solução 10% por via intravenosa, uma vez ao dia, além de vitaminas até o término do tratamento. "

Respondida em 25/10/2024 às 10:37:24 horas.