VER TODOS OS TRABALHOS NESSA ÁREA

Medicina Veterinária


1.1.7.198    MIOPATIA DE CAPTURA EM VEADO-MATEIRO-PEQUENO (Mazama bororo)  



Autores: Mel Takazono Lemes, MARINA MARANGONI, ANA LETÍCIA RODRIGUES MARQUES, ADEMAR FRANCISCO FAGUNDES MEZNEROVVICZ, IZABELLE SANTOS GUIOTTI, SHARLENNE LEITE DA SILVA MONTEIRO




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Você acredita que a avaliação do ECG apenas a cada 10 minutos foi o suficiente para acompanhar o quadro do paciente? O que de fato é a miopatia de captura? Como a liberação de ácido lático afeta o animal? Como o estresse, manejo, e demais fatores descritos no trabalho podem evoluir e causar a miopatia de captura? Visando o objetivo do seu trabalho (descrever o desenvolvimento da miopatia de captura e como a mesma colaborou com o óbito da paciente) não ficou elucidado na descrição do trabalho e na apresentação a conclusão do seu objetivo."

Enviada em 24/10/2024 às 23:28:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"A miopatia de captura é uma patologia relacionada ao estresse, caracterizada pela hipóxia tecidual decorrente do estresse, uso do metabolismo anaeróbico, e liberação de ácido lático, que contribui com acidose metabólica e necrose muscular secundária. Tratando-se de animais silvestres, cervídeos e aves tendem a ser mais suscetíveis ao estresse gerado pela captura, manipulação e isolamento. Acredito que a avaliação a cada 10 minutos foi suficiente para acompanhar o quadro do paciente, pois não foram notadas variações abruptas nos parâmetros do animal."

Respondida em 25/10/2024 às 09:15:53 horas.




Vitor Eduardo Mamgue

"Parabéns pelo ótimo trabalho!"

Enviada em 25/10/2024 às 00:33:26 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!"

Respondida em 25/10/2024 às 09:16:05 horas.