"Willians e Profa Nelma, parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de destacar um tema tão importante para a população adolescente.
De fato, todas as estratégias apresentadas no seu trabalho são componentes curriculares das aulas de Educação Física, e associar estes componentes da cultura corporal do movimento a possibilidade de intervenção nos sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes do ensino médio é uma discussão muito interessante e necessária de se ampliar.
Na sua opinião, como estudante recém formado no ensino médio, qual a maior barreira para o maior envolvimento de estudantes com ou sem possível ansiedade ou depressão nas aulas de Educação Física?"
Enviada em 25/10/2024 às 10:24:04 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, ótima pergunta. Creio que a maior barreira para o maior envolvimento de estudantes nas aulas de educação física, com ou sem possível ansiedade e depressão, do jeito que você pontuou, a partir de um ponto de vista de um estudante do ensino médio, seja a barreira social. Em alguns casos essa barreira pode ser criada pelas doenças mentais abordadas, em outros casos criada pelas pessoas que cercam aquele estudante ou pelo próprio estudante que impõe essa barreira sobre si. Respectivamente, no primeiro caso, essas doenças ao afetarem o psicológico do estudante também afeta seus comportamentos, suas emoções, seu estilo de vida, podendo criar uma barreira que o impeça de se envolver nas aulas de educação física, um exemplo é o isolamento social ou o sedentarismo, provocado indiretamente pela ansiedade e depressão. Agora falando de um modo mais generalizado, essa barreira pode ser criada por uma falta de estímulos, falta de apoio, excesso de medo e vergonha. Todos esses fatores combinados são barreiras fortes na vida do adolescente, além do mais que ele está vivendo sua adolescência, um período muito conturbado e instável. Agradeço a pergunta e peço perdão por algum erro cometido."
Respondida em 25/10/2024 às 17:50:00 horas.