"Olá autores. Parabéns pelo trabalho.
Minha dúvida é quanto o resultado do processo de Spray Drying, ou seja, o produto obtido. Qual seria a condição ideal do produto final? Por exemplo, nas seis imagens que foram ilustradas no Vídeo, qual seria a qualidade ideal de nanopartícula? Existe essa condição, ou a qualidade do produto final é avaliada de outra forma?
Obrigado."
Enviada em 25/10/2024 às 01:31:41 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"
Olá, muito obrigado pelas considerações.
Em relação a seu questionamento, a condição ideal do produto final varia conforme o objetivo da aplicação.
Em geral, o objetivo ao utilizar essa técnica é obter um produto com características específicas, como uma distribuição de tamanho de partícula homogênea e uma morfologia adequada, que pode incluir uma forma esférica, baixa aglomeração e estabilidade físico-química.
Essas características são analisadas por meio de técnicas complementares, como difração de raios X (para verificar a cristalinidade), análise de microscopia eletrônica (para morfologia) e espectroscopia (para composição química).
Das imagens apresentadas no vídeo (que são de microscopia eletronica), o melhor resultado é quando observa-se uniformidade em tamanho e a ausência de aglomerações visíveis, o que garante maior controle sobre a liberação ou reatividade em processos subsequentes (aplicações). Em relação ao tamanho, também depende do objetivo de aplicação, podem ser macrocápsulas ou nanocápsulas. A análise morfologica tambem permite analisar esse aspecto.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Estamos à disposição para mais informações.
Obrigado!"
Respondida em 25/10/2024 às 13:34:00 horas.