3.1.7.19    TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): INTERSECÇÃO COM A PSICOLOGIA HISTORICO-CULTURAL  



Autores: EMILLY ZANDONADI COITIN, MARIA ADELAIDE PESSINI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pela apresentação e pela escolha do tema. De que maneira a perspectiva da psicologia histórico-cultural pode enriquecer a compreensão e o tratamento do TDAH, especialmente no que diz respeito às influências sociais e culturais no desenvolvimento e na percepção desse transtorno?"

Enviada em 24/10/2024 às 13:24:57 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"A psicologia histórico-cultural enfatiza a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento humano. Essa abordagem serve de base para entender como fatores sociais e culturais influenciam no desenvolvimento do transtorno e nas estratégias de intervenção, possibilitando ao psicólogo elaborar um pensamento crítico, não apenas sobre o diagnóstico de TDAH mas outros, e na elaboração de intervenções no qual segundo Vygotsky é necessário o uso das ferramentas culturais, (como linguagem e aprendizagem), sugerindo que se utilize ferramentas, como jogos e atividades colaborativas, para ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de atenção. A uma imposição principalmente pelas escolas que a criança seja sempre comportada, que não chore, não faça birra, siga sempre as regras, não de trabalho e qualquer comportamneto que fuja disso, acaba sendo, diagnosticada e medicalizada, sem ao menos questionar esse saber biologizante/medicalizante, não dando espaço para analisar o mundo e a sociedade em que essa criança vive e como este exerce influência sobre a criança, será que toda a personalidade e comportamento da criança é TDAH ou se resumi a algum diagnóstico? Será que é só biologico, a história, a cultura e o social não estão relacionados com o desenvolvimento dessa criança? Será que só aceita o diagnóstico, responsabilizá- lo por todo o comportamento da criança e medicalizar, sem olhar da onde essa criança veio, como ela vive, com o que ela convive, vai me permitir montar e elaborar uma intervenção que respalde as dificuldades que esta criança apresenta? Então a partir disso busca- se na psicoterapia tratar de maneira subjetiva e singular o desenvolvimento de cada um, considerando a criança em sua totalidade, esse é o pensamento crítico que a histórico- cultural permite ao acadêmico/ profissional ter e utilizá- lo em seu trabalho. "

Respondida em 25/10/2024 às 13:37:38 horas.




ELISAMA REBECA FERREIRA DA SILVA

"Parabéns Emilly!! Muito bom o seu trabalho."

Enviada em 25/10/2024 às 19:01:46 horas.




MARGARIDA MARIA SANDESKI

"Parabéns pela escolha de focar na influência do contexto sócio-histórico e cultural no diagnóstico e tratamento do TDAH. Ele é de grande relevância, pois contribui significativamente para a disseminação de conhecimentos e para a reflexão crítica sobre estereótipos e práticas clínicas. Também possibilita a compreensão desse transtorno, propondo uma perspectiva mais integrativa e menos reducionista ao incluir o olhar da Psicologia Histórico-Cultural, especialmente pelas contribuições de Vygotsky, que valoriza as interações sociais e culturais no desenvolvimento humano, promovendo uma abordagem mais humanizada. Tais estudos promovem reflexão sobre os impactos sociais e culturais no diagnóstico de transtornos, contribuindo para práticas mais inclusivas e contextualizadas. Parabéns pela iniciativa e pela qualidade do estudo!"

Enviada em 25/10/2024 às 13:14:12 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada e obrigada por compartilhar um pouco do seu saber na area.. "

Respondida em 25/10/2024 às 13:46:52 horas.




MARIA EDUARDA DE SOUZA MARTIN

"Parabéns pelo trabalho!"

Enviada em 25/10/2024 às 08:49:38 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada"

Respondida em 25/10/2024 às 13:47:17 horas.




SIDNEY MARQUES DE MACEDO JUNIOR

"Parabéns pelo excelente trabalho!!"

Enviada em 24/10/2024 às 22:48:29 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigadaa!"

Respondida em 25/10/2024 às 13:48:02 horas.




Ester Aparecida Pereira Fuzari

"Este tema é tão relevante! Para quem atua na área da educação, pensar sob a perspectiva da THC nos faz ter um novo olhar sobre os transtornos de aprendizagem, e compreender como as relações sociais impactam no desenvolvimento cognitivo do sujeito. Escolha assertiva, parabéns!"

Enviada em 24/10/2024 às 19:13:21 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada, compartilho da mesma opinião, acredito que essa teoria seja fundamental no campo do ensino e para o profissional psicologo, principalmente quando este trabalha com crianças.."

Respondida em 25/10/2024 às 13:53:29 horas.