"Parabéns pela apresentação e pela escolha do tema.
De que maneira a perspectiva da psicologia histórico-cultural pode enriquecer a compreensão e o tratamento do TDAH, especialmente no que diz respeito às influências sociais e culturais no desenvolvimento e na percepção desse transtorno?"
Enviada em 24/10/2024 às 13:24:57 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"A psicologia histórico-cultural enfatiza a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento humano. Essa abordagem serve de base para entender como fatores sociais e culturais influenciam no desenvolvimento do transtorno e nas estratégias de intervenção, possibilitando ao psicólogo elaborar um pensamento crítico, não apenas sobre o diagnóstico de TDAH mas outros, e na elaboração de intervenções no qual segundo Vygotsky é necessário o uso das ferramentas culturais, (como linguagem e aprendizagem), sugerindo que se utilize ferramentas, como jogos e atividades colaborativas, para ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e de atenção. A uma imposição principalmente pelas escolas que a criança seja sempre comportada, que não chore, não faça birra, siga sempre as regras, não de trabalho e qualquer comportamneto que fuja disso, acaba sendo, diagnosticada e medicalizada, sem ao menos questionar esse saber biologizante/medicalizante, não dando espaço para analisar o mundo e a sociedade em que essa criança vive e como este exerce influência sobre a criança, será que toda a personalidade e comportamento da criança é TDAH ou se resumi a algum diagnóstico? Será que é só biologico, a história, a cultura e o social não estão relacionados com o desenvolvimento dessa criança? Será que só aceita o diagnóstico, responsabilizá- lo por todo o comportamento da criança e medicalizar, sem olhar da onde essa criança veio, como ela vive, com o que ela convive, vai me permitir montar e elaborar uma intervenção que respalde as dificuldades que esta criança apresenta? Então a partir disso busca- se na psicoterapia tratar de maneira subjetiva e singular o desenvolvimento de cada um, considerando a criança em sua totalidade, esse é o pensamento crítico que a histórico- cultural permite ao acadêmico/ profissional ter e utilizá- lo em seu trabalho. "
Respondida em 25/10/2024 às 13:37:38 horas.