"A apresentação por tabelas talvez melhoraria este trabalho, por demonstrar todos os dados em uma única tela possibilitando comparativos.
Para o parâmetro MV observou-se o melhor tratamento sendo a testemunha, e um declínio do peso com o aumento das doses nos tratamentos, pelo que isto se da? Talvez pela toxidez causada na raiz pelo excesso de silício?
Para o parâmetro MS e produtividade o tratamento 2 se sobressaiu, isto pode estar ligado a lignificação proporcionada pelo silício nas plantas?
Talvez o trabalho deveria ser realizado com a massa seca e fresca, de raiz e parte aérea, separadamente para que seja possível observar o comportamento de partes distintas da planta.
Domina a apresentação muito bem.
Parabéns"
Enviada em 24/10/2024 às 11:33:34 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigada, excelentes perguntas e observações. Sim, em concentrações excessivas, o silício pode levar à toxicidade nas raízes, comprometendo a absorção de água e nutrientes demonstrados em sua MV. No parâmetro MS a adição de silício pode explicar o aumento da lignificação das paredes celulares, se associado a eficiência da fotossíntese, onde a planta pode apresentar uma menor área foliar disponível para tal, a massa verde pode se apresentar inferior, e a massa seca igual ou superior quando comparado com a planta sem adubação sílica. Com adição dos dados referentes a massa seca e fresca, de raiz, separadamente, e até adição de dosagens inferiores à 15ml/1000L, teríamos uma ideia melhor realmente, se essa seria a linha correta de explicação para os resultados obtidos no presente trabalho. A experimentação deve continuar, mais uma vez, obrigada !"
Respondida em 24/10/2024 às 18:15:09 horas.