3.1.7.18    MODOS DE SER/ESTAR ADOLESCENTE: CAPITALISMO, TECNOLOGIA E CONFLITOS INTERGERACIONAIS  



Autores: EMILLY BUCIOLI GAITAROSSA, THALITA VITORIA CAMPOS MARIANO, LETICIA PEREIRA ALMEIDA DE JESUS




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Muito bom o vídeo, trabalho bem executado, alguns questionamentos me sugiram: Você cita sobre classes econômicas , como as diferentes condições socioeconômicas influenciam a construção da identidade dos adolescentes, levando em consideração as desigualdades de acesso à educação e às experiências culturais? Violência influencia ? De que maneira a "modernidade líquida", como proposta por Bauman, impacta as relações intergeracionais e a percepção da adolescência no mundo contemporâneo? E quais os desafios e possíveis soluções para criar um "contrato geracional" dentro das famílias, garantindo que a liberdade dos adolescentes seja respeitada sem perder a autoridade e o diálogo entre gerações?"

Enviada em 24/10/2024 às 15:52:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Primeiramente, fazemos nossos cumprimentos ao referido(a) avaliador(a). Você tece questionamentos bastante relevantes que somam para a construção da nossa pesquisa, a qual pretendemos elucidar a seguir. Acreditamos, pelas leituras utilizadas no referido resumo expandido, que o termo identidade ele se (inter)relaciona de uma composição multifatorial, sendo essas questões diretamente ligadas ao acesso básico: educação, cultura, saúde, etc. Ou seja, quando utilizamos intencionalmente o termo identidades, é justamente para trazer a ideia da multiplicidade de vivências e experiências nessa fase da vida, sendo que, como o referido avaliador(a) trouxe, em uma vivência mais periférica e violenta, em muitas vezes, pelo não-acesso aos direitos básicos, terá uma composição marginalizada, à margem. Pensando nessa multiplicidade de vivências das adolescências, quando referenciamos o autor Bauman em sua obra sobre Modernidade líquida é devido ao fato de que nossa pesquisa está demarcada por uma idade e fase da vida repleta de transformações, composições e interações sociais que tem um viés imediatista, podendo causar embates intergeracionais principalmente dentro das relações familiares. Pois as relações adolescentes extrapolam em de um lugar de qualidade e tempo, e se transforma para uma conexão mais superficial que poderá ser desfeita a qualquer momento, por mudanças repentinas sem tantas problematizações/fundamentações. Diante do exposto, o maior desafio presente de se criar um contrato geracional diríamos que é chegar a um comum acordo de ideias, visões, modos de vida e regras que sejam coerentes e concordantes para ambos os lados geracionais. A ideia é elucidar as diferenças de forma clara e bem comunicada por parte das famílias, e incentivar os adolescentes a também criticizar posicionamentos e escolhas que os façam sentido, dentro de sua atual realidade. Envolvendo dentro deste “contrato” intergeracional: respeito, empatia, inclusão e até mesmo divergências presentes nas relações. Pois acreditamos que a autoridade, não vem tão somente da relação de poder instituída entre família e adolescente, como também pode ser construída através de um campo de afetações que envolva diálogo e inclusão. Novamente, agradecemos os questionamentos, esse tema é muito relevante, pode ser fruto de diversas pesquisas! "

Respondida em 25/10/2024 às 10:32:30 horas.




THALITA VITORIA CAMPOS MARIANO

"Foi muito bom discutir e estruturar esse tema com você e com nossa orientadora!"

Enviada em 25/10/2024 às 13:52:41 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Foi incrível fazer esse trabalho com vocês, que venha próximas pesquisas!!"

Respondida em 25/10/2024 às 14:00:28 horas.




DEBORAH CAROLINE ARAUJO COSTA

"Parabéns meninas, tema muito interessante e importante, sucesso :)"

Enviada em 24/10/2024 às 23:14:21 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigadaa!"

Respondida em 25/10/2024 às 10:27:13 horas.




CASSIANA DE TOLEDO BARROS SILVA

"Parabéns pelo trabalho! Tema muito importante e necessário."

Enviada em 24/10/2024 às 16:39:38 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Cassiana!"

Respondida em 25/10/2024 às 10:27:53 horas.




GIOVANA LIMA FRANCO

"Excelente trabalho, autoras!! Realmente é um tema bastante interessante e de necessária discussão. Parabéns aos envolvidos!"

Enviada em 24/10/2024 às 15:15:41 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Sim, muito importante, obrigada!"

Respondida em 25/10/2024 às 10:28:24 horas.




TEREZINHA HISSAKO NAKAGAMI YAMAGURA YOSHIURA

"Tema muito importante !!!"

Enviada em 24/10/2024 às 15:02:02 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!!"

Respondida em 25/10/2024 às 10:29:20 horas.




ISABELLA DE BRITO BORGES

"Boa tarde, adorei o trabalho de vocês, podemos analisar a dificuldade de definir a adolescência hoje em dia perante as mudanças significativas em nossa realidade, como citado, a interferência da tecnologia nas vivencias pessoais e com o todo."

Enviada em 24/10/2024 às 13:54:16 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigadaa!"

Respondida em 25/10/2024 às 10:29:37 horas.




MAYARA ZUCHELLI

"Gostei muito do seu trabalho, embora a gente discuta muito sobre capitalismo, diferenças geracionais... nunca tinha pensado nessa perspectiva tão específica"

Enviada em 24/10/2024 às 08:40:23 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada! Falar sobre as adolescências é muito necessário, principalmente na nossa sociedade atual"

Respondida em 24/10/2024 às 08:53:07 horas.