"Bom dia Gabriel! Parabéns por seu trabalho. Muito relevante.
Tenho perguntas. Em seu resumo você escreve: "constatou que o óleo de citronela pode agir de forma diferente da inibição de acetilcolinesterase". Qual o mecanismo de ação larvicida do Cymbopogon winterianus?
Além disso, para que ele tenha um efeito significativo ele precisa estar bem concentrado, isso traria quais consequências para o gado e também gostaria de saber se economicamente seria viável.
Obrigada!"
Enviada em 24/10/2024 às 09:21:30 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Boa tarde caro avaliador. Primeiramente muito obrigado por tomar do seu tempo para avaliar meu trabalho, e fico muito feliz com o interesse pelo tema.
Em resposta a suas perguntas, conforme minhas pesquisas anteriores, e as que sucederam depois de seu questionamento, fica dificil de apontar especificamente o mecanismo de ação do óleo essencial da citronela, visto que os óleos essenciais são misturas de diversos compostos que podem interagir de forma diferente com outros compostos e cada organismo. Ainda assim, os mecanismos mais provaveis da ação larvicida seria a neurotoxicidade, inibição de crescimento e desenvolvimento, deturbação do sistema respiratório das larvas e ovos e desequilibrio hidro-lipofilico da parede celular, os compostos indicados como citronelol, citronelal e geraniol são volateis, então penetram bem nos carrapatos. Em relação a concentração, seria economicamente dificil e ecologicamente inviavel utilizar o óleo puro como método de controle, ao comprovarmos a ação do óleo contra uma determinada espécie, visamos poder incrementar os tratamentos ja disponiveis, devido a facilidade de resistencia contra os tratamentos químicos convencionais. Ao adicionar uma mistura complexa como um óleo essencial é possivel afetar populações que possuem resistencia e ainda diminiur o desenvolvimento desta resistencia em novas populações, pois os mecanismos de ação são variados. Se associar os óleos que possuem ação larvicida podemos diminuir a concentração dos compostos sintéticos que agem por mecanismo de ação isolado e tambem diminuiria a bioacumulação desses compostos que causam alterações em outros organismos na cadeia alimentar. Espero que eu tenha conseguido sanar suas duvidas, caso não tenha conseguido, sinta-se a vontade para enviar mais duvidas por aqui ou pelo meu e-mail que assim que possivel buscarei responder outras duvidas. (gabriel.beirao@edu.unipar.br)"
Respondida em 24/10/2024 às 16:04:29 horas.