"Olá, Julia. Parabéns pela escolha do tema. Seu trabalho traz uma análise interessante sobre os impactos da desregulação do ciclo circadiano na saúde.
Gostaria de aprofundar um ponto: você menciona que a ingestão de alimentos em horários tardios, como almoços após as 15 horas, pode reduzir a tolerância à glicose e contribuir para o ganho de peso. Na sua pesquisa para o trabalho, foram descritos os mecanismos fisiológicos que justificam essa menor tolerância à glicose e como eles diferem em relação às refeições realizadas em horários mais cedo? Esse detalhe pode ajudar a entender melhor por que os horários das refeições são tão importantes para a manutenção do equilíbrio metabólico."
Enviada em 25/10/2024 às 13:28:39 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, primeiramente obrigada. Sim, a pesquisa nos mostrou que a sensibilidade à insulina, que é a capacidade das células em responder ao hormônio, também segue um padrão circadiano. Geralmente, a sensibilidade à insulina tende a ser maior nas primeiras horas do dia, quando a produção de insulina é otimizada. À medida que o dia avança, essa sensibilidade diminui, resultando em uma resposta menos eficaz ao hormônio citado. Durante o período da tarde, a prioridade do organismo pode ser a preservação de energia, o que também pode resultar em uma diminuição da capacidade de absorver glicose pelas células. Alem dos argumentos trazidos, a taxa de cortisol tende a aumentar durante o dia, junto ao estresse que também se desencadeia por uma alimentação desregulada ou tardia, e assim o estresse pode elevar os níveis de hormônios como a adrenalina, que podem competir com a insulina e afetar sua eficácia. Espero que tenha esclarecido. "
Respondida em 25/10/2024 às 15:43:30 horas.