"Parabéns pela escolha do tema. Hoje em dia, a DRGE é muito comum e seus sintomas causam muito desconforto aos pacientes. Apenas uma curiosidade, foi citado no trabalho que dieta gordurosa pode levar a DRGE, por qual mecanismo a dieta poderia levar ao relaxamento do esfíncter esofagiano inferior? Seria pela secreção de CCK?
Mais uma vez parabéns!"
Enviada em 24/10/2024 às 23:13:52 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigado ! Sim, dieta gordurosa pode contribuir para o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior (EEI), e um dos mecanismos envolvidos é, de fato, a secreção de colecistocinina (CCK).
Mecanismo quando consumimos alimentos ricos em gordura, ocorre uma maior liberação de CCK, um hormônio produzido no intestino delgado que auxilia na digestão, estimulando a liberação de enzimas pancreáticas e da bile. No entanto, a CCK também pode atuar no EEI, promovendo seu relaxamento temporário para facilitar o esvaziamento gástrico. Esse efeito relaxante no EEI favorece o refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, aumentando o risco de sintomas da DRGE.
Além da CCK, dietas gordurosas também retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a pressão intra-gástrica e promovendo o refluxo, exacerbando os sintomas"
Respondida em 25/10/2024 às 10:41:02 horas.