"Olá Ana Júlia,
Parabéns pelo trabalho. A explicação, disposição das informações nos slides e a temática estavam, realmente, muito bons.
Pergunto: Você poderia citar exemplos de medicamentos que são prescritos para o paciente diagnosticado com DA? Além disso, esses medicamentos estão disponíveis no SUS?
Atenciosamente."
Enviada em 24/10/2024 às 16:41:56 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, muito obrigada!! Claro, vou responder a sua pergunta:
Para a DA, alguns medicamentos são frequentemente prescritos para ajudar a amenizar os sintomas da doença, apesar de não haver cura definitiva. No Brasil, o Sistema Único de Saúde fornece alguns desses medicamentos de forma gratuita. Os principais medicamentos e suas classes são:
Inibidores da Acetilcolinesterase :
Donepezila, fornecido pelo SUS; Rivastigmina, casos leves a moderados, também disponível no SUS em forma oral e em adesivo transdérmico; Galantamina, para estágios iniciais e moderados, porém, geralmente não é fornecido pelo SUS.
E temos também os antagonistas do Receptor NMDA:
Memantina, indicada para melhorias moderadas em graves de Alzheimer. Este medicamento não está disponível no SUS, sendo mais comum em farmácias privadas.
Além dos medicamentos específicos para Alzheimer, o tratamento pode incluir ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos para controlar sintomas como depressão e depressão, conforme avaliação médica."
Respondida em 25/10/2024 às 16:16:15 horas.