3.1.7.16    SUJEITO E AUTONOMIA NA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL  



Autores: Daniela De Maman




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Parabéns pelo video e por toda a apresentação. Quais seriam as etapas de intervenção psicossocial mais relevantes na sua opinião? Excelente trabalho."

Enviada em 24/10/2024 às 09:35:39 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"A intervenção psicossocial é o encontro entre o que está na ordem do social e o que faz parte do psíquico. Compõem-se da experimentação e da realidade, assim, dentre suas etapas, fazes, como a literatura cita, digo que esta se compõem em percursos e, dentre estes, o diagnóstico social (estratificação); delineamento (o processo interventivo e seu desenho no território); a implementação (o processo interventivo); a avaliação( tanto da demanda/queixa psicossocial, como das atividades); devolução (o compartilhamentos das percepções e transformações no território) e; a divulgação (a iniciativa de inserção na comunidade cientifica como forma de buscar lugar e voz). Obrigada por sua pergunta! Interagir é sempre um viés de partilha. "

Respondida em 24/10/2024 às 10:34:18 horas.




VITÓRIA AQUINO OLIVEIRA

"Excelente trabalho, parabéns!"

Enviada em 25/10/2024 às 18:50:31 horas.




MAYARA ARAÚJO TEXEIRA

"Ótimo trabalho! Conhecimentos históricos e culturais são muito importantes para os processos e intervenções psicossociais já que o psicólogo que atua nessa área vai ir de encontro à realidade do usuário e precisa compreender como aquilo influencia na subjetividade do sujeito e do grupo. É de extrema importância a dialética nesse processo e, principalmente, da escuta ativa do profissional para que saiba como intervir sem prejudicar a cultura local e promover a saúde e a autenticidade do sujeito nas próprias decisões de mudança. Sua pesquisa auxiliou muito!"

Enviada em 25/10/2024 às 11:51:48 horas.




LUISA FERNANDA ALVES NASCIMENTO

"Ótimo trabalho, parabéns, um tema muito relevante e pertinente!"

Enviada em 24/10/2024 às 12:26:37 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!"

Respondida em 24/10/2024 às 14:24:13 horas.




ANGELA REGINA MOREIRA LOPES DE SOUZA

"Daniela, seu texto sobre a autonomia do sujeito na intervenção psicossocial é verdadeiramente inspirador. A forma como você conecta a subjetividade humana aos processos históricos e sociais demonstra uma profundidade de análise que não apenas enriquece o campo, mas também amplia nossa compreensão sobre a importância do papel do psicólogo na transformação social. Sua abordagem dialética, unindo discurso, linguagem e práxis, reflete uma visão complexa e muito bem fundamentada. É um trabalho que nos convida a repensar as práticas interventivas e a valorizar ainda mais a promoção da autonomia e da saúde mental. Parabéns pela clareza, relevância e contribuição significativa para o campo da psicologia!"

Enviada em 24/10/2024 às 09:35:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada!"

Respondida em 24/10/2024 às 14:24:01 horas.