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Arquitetura e Urbanismo


3.2.2.4    DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO URBANA NAS FAIXAS NÃO EDIFICÁVEIS DAS RODOVIAS DENTRO DO PERÍMETRO URBANO DE CASCAVEL/PR



Autores: EMILY DIELY ROECKER DA PAZ, PALOMA KAROLINE DA SILVA SANTOS, FLAVIO HENRIQUE DA ROSA UREN




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Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Ótimo trabalho, parabéns."

Enviada em 27/10/2023 às 16:02:15 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelo seu apoio e incentivo! Estamos ansiosos para continuar a compartilhar nosso progresso com você e com a comunidade acadêmica!"

Respondida em 27/10/2023 às 19:05:53 horas.




IVANILDO CARDOSO CAMPOS

"Parabéns"

Enviada em 28/10/2023 às 07:54:27 horas.




Wellington Devechi

"Olá, quero lhe dar parabéns pela escolha do tema, apontar este tema nos remente a pensar sobre as 17 ODS, da agenda 2030 proposta pela ONU que diz sobre a melhoria da qualidade de VIDA... Este tema d DIAGNÓSTICO DA OCUPAÇÃO URBANA NAS FAIXAS NÃO EDIFICÁVEIS DAS RODOVIAS DENTRO DO PERÍMETRO URBANO DE CASCAVEL/PR é de muita importância. Parabéns"

Enviada em 27/10/2023 às 18:42:47 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Wellington! É de grande importância seu comentário, iremos pesquisar sobre as 17 ODS e verificar esse ponto que você levantou! Muito obrigada!!"

Respondida em 27/10/2023 às 19:06:56 horas.




RAPHAEL DOLIWA DIAS

"Excelente trabalho, muito bom para área do urbanismo, parabéns !!!"

Enviada em 27/10/2023 às 11:40:54 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelo seu apoio e incentivo! Estamos ansiosos para continuar a compartilhar nosso progresso com você e com a comunidade acadêmica!"

Respondida em 27/10/2023 às 19:05:34 horas.




EMANUELLE KRAUSE SCHENKEL

"Ótima pesquisa! O que deveria ser feito para haver a regularização dessas edificações?"

Enviada em 27/10/2023 às 07:40:10 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelo seu apoio e incentivo! A legislação esta prevendo a redução do recuo de 15 metros para 5 metros, isso já beneficiaria grande parte das ocupações irregulares. O restante é passível de tramitação municipal, de acordo com o tipo de ocupação e tempo de ocupação. Há diversos recursos que podem ser utilizados para regularizar, a depender de cada edificação em particular. "

Respondida em 27/10/2023 às 19:05:12 horas.




MARIANNA COSTA OLIVEIRA

"Parabéns pelo trabalho , tema extremamente importante para a discussão acadêmica"

Enviada em 26/10/2023 às 19:52:53 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelo seu apoio e incentivo! Estamos ansiosos para continuar a compartilhar nosso progresso com você e com a comunidade acadêmica!"

Respondida em 26/10/2023 às 20:31:09 horas.




MARCOS JOSE ALVES DE LIMA

"PARABÉNS PELO TRABALHO!"

Enviada em 26/10/2023 às 10:22:38 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada pelo seu apoio e incentivo! Estamos ansiosos para continuar a compartilhar nosso progresso com você e com a comunidade acadêmica!"

Respondida em 26/10/2023 às 20:37:10 horas.




JORDANA BIZINELLA

"E quais seriam os problemas de não cumprimento desse recúo das edificações? Estou no primeiro ano então sou leiga nesse assunto haha"

Enviada em 26/10/2023 às 09:55:03 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Boa noite Jordana! Essas áreas desempenham um papel crucial na garantia de um planejamento urbano seguro e sustentável. É fundamental reconhecer as possíveis consequências negativas de não preservar a faixa não edificante ao longo das rodovias, que vão muito além do que aparenta à primeira vista: 1- Expansão Desordenada: A não preservação da faixa não edificante pode resultar em uma expansão desordenada das áreas urbanas, prejudicando o crescimento planejado e causando problemas de congestionamento, acesso e mobilidade; 2 - Segurança Viária: A falta de espaço de recuo adequado pode comprometer a segurança nas rodovias, aumentando o risco de acidentes de trânsito, uma vez que não se permite uma margem segura para manobras e desvios em situações de emergência; 3 - Restrições para Expansão Futura: A ausência de respeito à faixa não edificante pode inviabilizar a expansão controlada das rodovias e das áreas urbanas circundantes, limitando a capacidade de adaptação às demandas futuras; 4 - Impacto Ambiental: A preservação dessas áreas tem um papel crucial na conservação de ecossistemas, mitigação de enchentes e manutenção da biodiversidade. A não preservação pode resultar em danos ambientais significativos. 5 - Desrespeito à Legislação: Descumprir a regulamentação relativa às faixas não edificantes pode acarretar em implicações legais, incluindo multas e penalidades para os infratores. 6- Desvalorização do Espaço Urbano: A ocupação irregular dessas áreas pode desvalorizar o espaço urbano e afetar negativamente o desenvolvimento econômico e social da região. Portanto, é crucial promover a conscientização sobre a importância da preservação da faixa não edificante ao longo das rodovias, não apenas para o presente, mas também para o futuro das nossas comunidades. Cumprir as normas e regulamentos vigentes é essencial para garantir o crescimento urbano de forma segura, sustentável e compatível com as necessidades em constante evolução. Se desejar discutir mais a fundo esse assunto ou se tiver outras questões, estamos à disposição! "

Respondida em 26/10/2023 às 20:51:02 horas.