"Muito interessante esta pesquisa. O fator vibratório condiz com elementos marcantes na trabalhabilidade das estruturas, afetando assim a sua integridade.
Dentro da base levantada e abordada neste artigo, como foi dito que os ADVs são amplamente utilizados nas Engenharias, foi realizado um comparativo de custos da utilização destes ADVs? Qual seria as diferenças orçamentarias entre as tipologias?
No seu relato "que são possíveis maiores aplicações em outros elementos estruturais, que apresentam modos de vibração semelhantes aos estudos abordados", quais seriam estes outros elementos estruturais que poderiam receber a aplicabilidade dos ADVs envolvidos?"
Enviada em 27/10/2023 às 09:06:33 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigado, fico feliz pelo questionamento.
Em relação aos custos não tenho métricas e valores quantitativos, pois, foi utilizado uma metodologia de revisão bibliográfica a cerca da teoria estudada. Porém, os ADVs ativos e adaptativos possuem maiores custos devido a aquisição de um sistema de sinais (ativos) e materiais inteligentes (adaptativos), por consequência, aumentando o valor final entre os demais ADVs que são passivos, pois, sendo apenas necessário a aquisição de materiais para desenvolvimento do modelo geométrico dimensionado.
As aplicações de ADVs são diversas de acordo com a literatura, sendo os principais elementos na construção civil: vigas, pilares, lajes, pré-fabricados, pré-moldados e pórticos. Já no que diz respeito as demais Engenharias, principalmente, na Engenharia Mecânica a aplicação é ainda mais vasta, sendo aplicado em projetos de automóveis, motores, turbinas e etc. Vale ressaltar, as aplicações dos ADVs não são exclusivamente das Engenharias, sendo altamente explorado também na área da saúde como, por exemplo, talheres com sistema de ADVs acoplados com a finalidade de pacientes diagnosticados com Doença de Parkinson ou Doença de Alzheimer poderem se alimentar sem necessidade de auxílio de tutores. "
Respondida em 27/10/2023 às 10:54:29 horas.