"A construção civil sempre está em busca de avanços tecnológicos. A utilização de materiais industrializados vem crescendo graduadamente como por exemplo o Steel framming, estruturas metálicas e blocos estruturais, os quais possuem um desperdício mínimo de resíduos construtivos. A preocupação com o meio ambiente e os fatores sustentáveis estão sempre sendo defendidos e citados por grandes empresas, construtoras e incorporadoras. Porém, no Brasil, existe uma desigualdade, tanto de renda como nas regiões do país. Mesmo em estados com um índice elevado do PIB, existem regiões e municípios que não possuem oportunidades que em grandes centros. Assim, muitos não tem acesso a produtos que se consideram sustentáveis de grandes empresas e acabam utilizando o sistema construtivo convencional, em alvenaria. Pois, a maioria da população não tem acesso a novas tecnologias e assim, acabam utilizando a alvenaria convencional como possibilidade para execução de uma edificação. A falta de estudos e mão-de-obra especializada também geram esta diminuição na procura por metodologias construtivas mais elaboradas. O Brasileiro ainda reluta em aceitar novas tecnologias construtivas principalmente nos pequenos municípios. Talvez falta de conhecimento, falta de investimentos ou recursos
Diante da pesquisa, qual a percentagem de utilização de metodologias construtivas inovadoras para as convencionais?
Qual seria uma alternativa em expandir a aplicabilidade destas metodologias a um maior número de construções?"
Enviada em 26/10/2023 às 17:06:53 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Resposta da pergunta 01:
O presente estudo ainda não possui a compilação de dados sobre percentuais de uso de um sistema construtivo com relação ao outro. Todavia, estes dados fazem parte da continuação da pesquisa, a partir de questionários aplicados a profissionais e empresas do ramo da construção civil e áreas afins, de determinada região.
Resposta da pergunta 02:
Em geral, a adoção de metodologias inovadoras na construção civil pode depender de fatores como regulamentações governamentais, acesso ao crédito, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, demanda do mercado e avanços tecnológicos. Todavia, entende-se que no momento, a regulamentação e posterior oferta de subsídios de crédito, com auxílio do governo, seria uma medida valiosa para o aumento da utilização de materiais e tecnologias inovadoras."
Respondida em 27/10/2023 às 14:54:24 horas.