"Olá Natan, Gabriel e Eduardo.
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho, um dos papéis principais do Engenheiro Mecânico na indústria brasileira está na área de manutenção, portanto ter trabalhos que abordem a manutenção é essencial para o desenvolvimento de nossos profissionais.
Relacionado ao seu trabalho eu tenho algumas dúvidas:
1 - Qual foi o tipo de manutenção empregada no seu trabalho?
2 - Qual foi o motivo que os levou a escolher o diagrama de Ishikawa?
3 - Existem outras ferramentas da engenharia de manutenção que poderiam ser analisadas neste caso?
4 - Supondo que o redutor operasse com uma correta manutenção preventiva e ocasionasse o mesmo desgaste pematuro, o que os autores sugeririam de modificação no redutor para evitar este desgaste?
Agradeço pela atenção"
Enviada em 26/10/2023 às 14:02:37 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, obrigado pelas exelentes perguntas.
1.Manutenção corretiva.
2. Escolhemos o Diagrama de Ishikawa para resolver meu problema na manutenção porque esta ferramenta me ajuda a identificar as causas raiz dos problemas, não apenas os sintomas. Isso me permite entender por que os problemas ocorrem, o que é fundamental para uma resolução eficaz. Além disso, o diagrama proporciona uma representação visual das causas potenciais, tornando mais fácil comunicar e abordar as complexidades das causas do problema.
3. PDCA (Plan-Do-Check-Act), 5 Porquês, FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha), Análise de Regressão.
4. Fazer uma nova analise para identificar o real problema, como erro de dimensionamento do redutor, sobrecarga e entre outros.
"
Respondida em 26/10/2023 às 14:51:30 horas.