"Ótima apresentação e assunto sempre relevante, parabéns! Gostaria de levantar uma questão: Dentre os 5 pilares/causas que afetam o bem-estar animal, temos hoje algum estudo apontando qual deles é o mais problemático nos abatedouros brasileiros?"
Enviada em 26/10/2023 às 10:42:41 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Muito obrigada!! Um estudo realizado por Silva et al., (2021) onde os autores realizaram uma avaliação do bem-estar animal a partir da quantificação das lesões em carcaças de bovinos de um frigorífico mostrou que as lesões observadas em sua maioria não foram associadas a más condutas de manejo observadas no interior do estabelecimento, no entanto estas provavelmente ocorreram nas etapas de embarque e transporte, demonstrando uma má conduta por meio dos colaboradores da fazenda, bem como dos auxiliares de desembarque do próprio frigorífico. Com isso podemos pensar que os pilares "livre de desconforto e livre de dor e ferimentos" não estão sendo respeitados.
DOI do trabalho citado: https://doi.org/10.26605/medvet-v15n2-2210
Já no estudo de Leite et al., (2015) os pesquisadores observaram que de 320 fêmeas sadias avaliadas em no momento pré abate em frigorífico, 11,56% apresentaram vocalização nos currais, corredor de abate, banho de aspersão e seringa, isso indica que falhas como o uso exagerado de bastão elétrico, escorregões e quedas durante o manejo, bordas afiadas em instalações e pressão excessiva na contenção por parte dos colaboradores podem ter ocorrido, visto que no mesmo estudo foi observado uso excessivo de bastão elétrico e sendo classificado como "problema sério" pelos autores, por fim, nesse mesmo estudo foi observado que um lote inteiro foi insensibilizado incorretamente e que resultou em uma sangria com animais ainda semiconscientes, não devidamente insensibilizados. Assim é possível novamente observar uma falha grave no pilar "livre de dor e sofrimento".
DOI do artigo citado: 10.14393/BJ-v31n1a2015-21879
"
Respondida em 26/10/2023 às 12:07:06 horas.