"Bom dia, eu faço um trabalho sobre a falta de legislação pertinentes no mundo Metaverso aqui no Congresso, desta forma me interessei sobre o tema. Justamente gostaria de ampliar a discussão. Acontece que em um jogo você comete uma falta, tira-se moedas por exemplo ( ilustração) e no Metaverso que é bom deixar claro, não é um jogo, já que existe interações reais nele, o que se vê que o indivíduo "deveria" ser tutelado já que o seu avatar é só uma ferramenta, mas que por não existir legislação pertinente não há coibição concreta e nem a aplicação de direito civil e criminais nestes universos paralelos onde só se penaliza tirando por exemplo seu avatar do ar e se é banido por um erro e que pode não ser a melhor prática haja visto que crime cometido por exemplo, pode prejudicar a saúde mental de um outro indivíduo. Gostaria de sua opinião"
Enviada em 27/10/2022 às 12:10:09 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá Regina, concordo com você. No entanto algumas vezes jogos e metaversos se confundem, jogos como Animal Crossing, GTA, Fortinite tem sido usados como metaversos apesar de não terem sido criados com essa finalidade (algumas vezes em servers piratas).
Acredito que a falta de regulação nos faz voltar aos tempos de “selva” anteriores ao contrato social e ao Estado em si.
Acredito também que assim que houver um metaverso mais popular talvez precisemos de comarcas dentro desses metaversos devido a alta demanda.
Estou curiosa pra saber como se procederá em crimes cometidos por pessoas de nacionalidades diferentes dentro de um server em um terceiro local, a competência será no domicílio da vítima? Sera dentro do próprio metaverso?
Enfim… teremos muitas questões para enfrentar logo logo."
Respondida em 28/10/2022 às 12:29:27 horas.