4.2.4.28    O EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE POZOLANAS EM CONCRETOS E ARGAMASSAS  



Autores: Maria Eduarda Muller Ramos, MARIO ARLINDO PAZ IRRIGARAY , LUCCA GIOVANE CONSTANTE, MATHEUS SILVA COSTA, GUSTAVO GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA, MARIO ARLINDO PAZ IRRIGARAY




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Qual seria o custo da adição de pozolanas ao concreto de uso geral atualmente? E quais seriam os principais ganhos desse concreto em questão de resistência ou durabilidade?"

Enviada em 28/10/2021 às 20:05:14 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"O custo dos aditivos de pozolanas em geral é de R$ 11,00 por kg. Esse valor quando comparado ao cimento (em média R$ 0,50/kg) é muito elevado, porém ao comparar as quantidades de cada um dos compostos do concreto, vemos que a quantidade do aditivo é muito baixa em relação ao cimento, por exemplo. Portanto esse custo não se torna tão elevado. Os principais ganhos do concreto, como citado no texto, são na resistência à tração e compressão e na durabilidade do mesmo. Esse ganhos ocorrem devido aos efeitos citados no texto: "O primeiro, refere-se a finura desses materiais, o que permite que ele se posicione entre as partículas de cimento, preenchendo os vazios. Esse posicionamento é chamado efeito fíler. O segundo ocorre quando o cimento é substituído pelas pozolanas, gerando o próprio efeito fíler. O terceiro, é quando a finura do material permite que ele entre nos interstícios dos cristais de clínquer. Os fenômenos físicos explicam a diminuição do teor de vazios da mistura, pois ocorre enquanto não se iniciam as reações pozolânicas, onde ocorre o preenchimento de vazios que antes seriam preenchidos por ar (MOSEIS; ROJAS; JOSEPH COBRERA, 2001)." Portanto, ao diminuir o teor de vazios do concreto, as pozolanas diminuem a porosidade e permeabilidade do mesmo, o que impossibilita a entrada de substâncias prejudiciais a durabilidade do concreto. Além disso, ao diminuir sua porosidade, diminui-se o ar presente no concreto, aumentando assim a sua resistência à tração e compressão, já que ele se torna mais compacto. "

Respondida em 29/10/2021 às 20:27:20 horas.




Carlos Eduardo Porto

"Parabéns pelo trabalho, Maria! Ótimo tema a inclusão de materiais nas misturas de concreto e de argamassa."

Enviada em 29/10/2021 às 18:09:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Carlos!"

Respondida em 29/10/2021 às 20:19:02 horas.




IGOR MELCHIADES PRADO DE OLIVEIRA

"Ótimo trabalho! Muito interessante essa inserção de pozolanas nos concretos e argamassas!"

Enviada em 28/10/2021 às 18:36:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Muito obrigada Igor! "

Respondida em 29/10/2021 às 15:06:54 horas.




BRUNO HENRIQUE DA SILVA FERRAZ

"Maria, primeiramente gostaria de te parabenizar pela apresentação e trabalho. E em segundo, gostaria de saber qual a disponibilidade deste insumo no mercado nacional? tendo em vista de onde as pozolanas são provenientes"

Enviada em 28/10/2021 às 16:24:32 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada Bruno! Existem os mais variados tipos de pozolanas, como por exemplo, escórias ácidas das usinas siderúrgicas, cinzas de termelétricas, rejeitos do craqueamento do petróleo, cinzas de resíduos vegetais e subprodutos da extração do carvão mineral, por este motivo a disponibilidade das pozolanas no mercado é ampla. Além disso, esse material é pouco utilizado, portanto as jazidas no país estão, em sua maioria, inexploradas, o que torna a utilização do material ainda mais interessante."

Respondida em 29/10/2021 às 15:09:19 horas.




 
© V CICTI e XX EAIC