"As praças são fundamentais para o convívio social; junto com as ruas, elas são os mais importantes espaços urbanos de convivência. Espaços urbanos extremamente sensíveis às transformações sociais, o seu modo de tratamento, bem como o uso que as pessoas fazem de seus espaços indicam o nível de civilidade de seus gestores e usuários.
Sendo Assim:
Em um projeto de paisagismo de uma praça, o arquiteto projeta para produzir espaços funcionais, úteis, eficientes e, tecnicamente, viáveis. Com esse pensamento, o que o arquiteto define em um projeto de paisagismo?"
Enviada em 29/10/2021 às 14:30:13 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"De acordo com a pesquisa primeiramente o arquiteto urbanista precisa definir a dimensão dessa praça baseada em estudos sobre a população suscetível a sua utilização e as atividades que ocorrerão neste local. Após a definição da espacialidade da praça precisa-se definir os locais para atividades diversas, criando uma rede de contato entre as pessoas. Cada praça é única, e deve estar de acordo com o modo de vida da população que a circula, o papel do arquiteto é entender essa singularidade de cada comunidade e criar espaços conectivos dentro da cidade, criando dentro da praça um abrigo para o desenvolvimento de diversas atividades. Sendo assim o arquiteto define programa de necessidades, os caminhos que serão percorridos pelas pessoas dentro dessa praça, os espaços para cada atividade que será desenvolvida, além de elementos como vegetação, iluminação e mobiliário."
Respondida em 29/10/2021 às 23:02:54 horas.