"Parabéns pela apresentação, foi apresentado domínio pelo assunto.
Faltou uma conclusão para o assunto.
De uma maneira geral, qual a influência do estresse para o sistema imune, de forma que venha a influenciar na qualidade da saúde?
Em relação ao slides sugiro menos textos, informações mais em foram de imagens, tópicos e/ou fluxogramas. Incluir no slides as referências pertinentes."
Enviada em 28/10/2021 às 09:51:53 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Agradeço pelo Feedback e pelas considerações. De uma maneira geral, o eixo HPA e o SNA são vias neuroendócrinas ativadas em resposta ao estresse e controlam o sistema imune através da liberação de hormônios resultantes de sua ativação, como os glicocorticóides e as catecolaminas, sendo que a atividade imunossupressora dos glicocorticóides resulta de suas ações sobre vários alvos moleculares, regulando negativamente moléculas de adesão da superfície celular, inibindo a regulação do ligante de CD40 em células T CD4+ e inibindo diretamente eventos de sinalização do receptor de célula T (TCR). Sendo assim, um exemplo é a alteração na resposta medidas pelas células TCD4, que tem como função recrutar e ativar os fagócitos (macrófagos e neutrófilos) e outros leucócitos que destroem os microrganismos intracelulares e alguns extracelulares, e ajudar os linfócitos B a produzir anticorpos."
Respondida em 29/10/2021 às 10:56:31 horas.