3.1.7.35    ASSÉDIO MORAL E O PAPEL DO PSICOLOGO NAS ORGANIZAÇÕES



Autores: Karen Rauane Muniz Pivetta, MANOELLA LARISSA DOS SANTOS, MARCELO FABRICIO HOROSTECKI




   Download do Resumo Expandido   

 

Comentários:




AVALIADOR DO PÔSTER VÍDEO:

"Olá, prezados autores! O referido trabalho evidencia-se que o assédio moral acontece dos mais variados tipos, o qual, muitas vezes por falta de informação, o colaborador é exposto a situações constrangedoras, humilhantes e vexatórias suportando calado por medo ou por não saber como agir, prevenir e reparar o dano, e em consequência, quando o identifica, já encontra-se acometido por esse processo. Nesse sentido, ações de intervenções preventivas seriam tão relevantes quanto as pós diagnosticadas pelo psicólogo?"

Enviada em 28/10/2021 às 22:46:07 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá avaliador, as intervenções preventivas, bem como, as ações de enfrentamento são tarefas contínuas dentro de uma organização, uma vez que, deve se considerar que o quadro de colaboradores encontram-se em constante transformações. No que se refere as intervenções preventivas, estas apresentam ter relevância, pois zelam e garantem a promoção de conscientização, da diversidade e do estabelecimento do respeito dentre os colaboradores, uma vez que, estas ações encontram-se alinhadas, este processo contribui significativamente para o clima organizacional e a produtividade , propiciando resultados e ganhos para a organização e para os colaboradores fazendo com que os mesmos sintam-se assegurados, engajados e alinhados com esta cultura. Já as ações realizadas pelos psicólogos que visam o enfrentamento dos colaboradores acometidos pelo assédio, levam em consideração a subjetividade do sujeito, bem como, todos os fatores envolvidos nesta situação, desta forma, cabe ao profissional desenvolver intervenções que considerem o clima organizacional da instituição, os atores sociais. Desse modo, cada caso é singular e cabe ao profissional o melhor manejo diante da intervenção"

Respondida em 29/10/2021 às 13:35:04 horas.




ISABELA SANTOS MENDONCA

"Parabéns!"

Enviada em 01/11/2021 às 10:13:37 horas.




MARIA FERNANDA MONTEIRO CAVALCANTE

"Oii, parabéns, vocês abordaram muito bem o tema!!!"

Enviada em 29/10/2021 às 13:34:58 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Olá Maria, agradeço pelo feedback realizado"

Respondida em 29/10/2021 às 13:36:21 horas.




Gabriel Henrique da Silva Honorio

"É um tema fundamental, pois precisamos explanar a governança corporativa a necessidade do tema para intervenção subsequente. Parabéns!"

Enviada em 28/10/2021 às 09:52:08 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, realmente este tema é de grande relevância nos dias atuais, além disso, é fundamental a conscientização para os sujeitos de seus direitos, para que estes se sintam amparados"

Respondida em 28/10/2021 às 18:47:24 horas.




LUANA JESSICA CAPELIN

"Parabéns pelo tema abordado. Infelizmente ainda é visto como algo "normal" esse tipo de assédio e a pessoa assediada muitas vezes é mal interpretada."

Enviada em 28/10/2021 às 08:57:20 horas.


RESPOSTA DO AUTOR:

"Obrigada, de fato este tema é muito importante na atualidade. Além disso, muitas vezes a pessoa assediada não possui conhecimento referente aos seus direitos "

Respondida em 28/10/2021 às 19:03:00 horas.




 
© V CICTI e XX EAIC