"Parabenizo pelo trabalho que traz uma temática muito importante para a sociedade.
Considerando que Vosso trabalho traz uma reflexão ao leitor sobre o “seu eu” e a sociedade em que vive, o que leva à uma introspecção, é possível afirmar que o meio pode influenciar nas decisões cotidianas do indivíduo?"
Enviada em 29/10/2021 às 11:31:43 horas.
RESPOSTA DO AUTOR:
"Olá, muito obrigada pelo elogio!
Sobre a sua pergunta, o processo de construção dos sujeitos se dá dentro de um meio, certo? Nascemos em determinada sociedade, com determinada cultura e valores, e é dentro dessa sociedade que nos constituímos enquanto ser. Isso não significa que somos seres passivos dentro desse meio, cada um tem sua própria forma de subjetivação.
Assim, o meio pode sim influenciar nas decisões dos indivíduos, mas de que forma irá influenciar, não há como saber. Na própria série "Boca a Boca", o personagem Chico, que tenho estudado muito, chega em uma cidade onde há muitas utopias, e o que é cobrado dele é para que seja um aluno e filho perfeito. Mas apesar de viver nesse ambiente e de se transformar através de suas relações, ele assume uma posição de resistência, própria de sua forma de subjetivação. Quero dizer, ele poderia muito bem ter aceitado o que era cobrado, e se tornado um aluno mais obediente, mais pontual e mais esforçado. Mas não o fez. Por que? Porque ele era um corpo da resistência!
Então estar em contato com aquela sociedade, o fez assumir essa postura. Mas não era a única que ele poderia ter assumido."
Respondida em 29/10/2021 às 14:24:06 horas.